10 comidas genuinamente goianas que são orgulho da gastronomia regional

Separamos uma lista que retrata o melhor da culinária goiana

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
e72b913ec513adb8acbab971d4786719

Goiás é cercado de uma natureza única, que lhe garante sabores fortes e característicos, muitas vezes desconhecidos pelo restante do país. E o que diferencia a nossa culinária é a farta presença de ingredientes nativos do Cerrado, só aqui você terá a chance de provar mil e uma receitas com pequi (típico frutinho amarelo) e guariroba (um palmito amargo), por exemplo.

 

O Curta Mais separou para vocês apreciarem, ou conhecerem, o melhor da nossa culinária. Pratos irresistíveis para todo bom goiano do pé rachado. Confira:

 

 

Arroz com Pequi
arroz

Ô trem bão! O pequi é um fruto típico do cerrado e pode ser feito de várias formas, como no molho de frango, na panelinha e no arroz branco, que fica amarelinho e saboroso. Bem tradicional aqui no estado, o arroz com pequi é um dos maiores exemplo do uso da fruta dentro desta culinária: o arroz é cozido junto com o fruto, podendo ser acrescidos temperos para todos os gostos.

 

10 provas de que Goiás é a capital do Pequi

 

12 lugares em Goiânia para quem ama Pequi

 

 

Galinhada
galinhada

A galinhada é um prato de festa, feito em grande quantidade, para compartilhar mesmo. Não se sabe ao certo como surgiu o prato, que muito goiano chama de ”Canja sem Caldo”, mas sabe-se bem que para se ter galinhada é essencial ter o arroz cozido no caldo do frango em pedaços sempre com osso. Às vezes com pequi, ou com pimentão.

 

 

Pamonha
pamonha
Foto: Ligia Skowronski

 

Várias regiões do Brasil dizem que tem pamonha. Mas só em Goiás a pamonha não é só a melhor, como é a verdadeira pamonha! A massa, feita de milho, é servida recheada com queijo à moda goiana, e os sabores mais pedidos são a pamonha de doce, a de sal e a pamonha mista, que vem com um pedacinho de linguiça dentro. Delícia!

 

Veja onde comer pamonha em Goiânia

 

Saiba como surgiu a pamonha, o prato favorito dos goianos

 

 

Empadão Goiano
empadao

Feito com massa fina e muito recheio, seja de frango, carne seca, linguiça, pequi, guariroba, palmito, e até mesmo de doce, o empadão goiano é um dos pratos mais tradicionais da nossa região, e de dar água na boca de qualquer um.

 

Lugares para comer um delicioso empadão goiano

 

 

 

Panelinha
panelinha

Outra receita muito tradicional dos goianos, e você encontra na maioria dos bares e restaurantes da cidade. A panelinha é um prato saboroso e fácil de fazer, basta juntar o arroz com alguma (ou algumas) carnes, bastante tempero, legumes e misturar tudo na mesma panela. Além disso, também é comum que seja servida com uma generosa cobertura de queijo derretido e uma pimenta inteira para decorar.

 

Onde comer as melhores panelinhas nos bares de Goiânia

 

 

Guariroba

guariroba

 

A guariroba é uma palmeira nativa da região do cerrado brasileiro que pode atingir até 20 metros de altura. Tem um gosto amargo, mas é muito saboroso, e é um prato que se encontra muito na culinária Goiana e pode ser combinado com várias carnes, também combina bem com frango caipira e carne de porco.

 

Onde comer uma boa guariroba em Goiânia

 

 

 

Mané Pelado
mané

Normalmente consumido no lanche da tarde, o mané pelado é um bolo feito com mandioca, queijo ralado, coco, açúcar e ovos. É uma delícia super consumida nos lares goianos, que vai muito bem com um cafézinho!

 

Onde encontrar um delicioso mané pelado em Goiânia

 

2 receitas de bolo Mané Pelado, super gostoso, de nome peculiar e história divertida

 

 

Chica Doida

Sabor


Creme de milho concentrado, com especiarias de queijo, frango, linguiça calabresa e outros. A Chica Doida é um dos pratos prediletos dos goianos, super diferente e gostoso e o milho é o ingrediente principal dessa refeição tão típica, assim como a Pamonha.

 

8 lugares para comer Chica Doida em Goiânia

 

 

Matula

matula


Matula é uma receita saborosa que conta com cremoso tutu de feijão branco que ganha uma maior consistência quando combinado com a farinha de mandioca. Seu sabor se torna ainda mais especial com a adição de carne de sol e pedaços de linguiça. É uma ótima receita para quem quer inovar no cardápio de almoço.

 

 

Doces em Compota
Figo
Os doces em compota  são muitos famosos em vários estados no Brasil. Aqui em Goiás, eles são muito consumidos e adorados, aparecendo de diversas formas e com os mais variados sabores, como cajuzinho, fruta típica do cerrado que parece um caju, de cor vermelha bem viva. Também pode ser com figo, ameixa, casca de jabuticaba, manga, maçã dentre outros.

 

10 doces típicos de Goiás de fazer inveja a qualquer doceria internacional

 

10 receitinhas de Vó para preparar e anotar no seu caderninho