28/03/2020 15:08
Gastronomia / Roteiros Gastronômicos

10 doces típicos de Goiás de fazer inveja a qualquer doceria internacional

Muito e pouco conhecidos, esses são alguns doces que vão te dar água na boca

Júlia
por Júlia Marreto

Todo mundo gosta de doces, mais ou menos intensos, é difícil encontrar uma pessoa que resista a tamanhas gostosuras. Ao falarmos em gastronomia, devemos levar em consideração o contexto sócio-histórico de cada região. Aqui em Goiás, é muito comum vermos doces como a Puxa, Doce de Leite, doces de Compota, Curau, e tantos outros. Por isso, nós aqui da redação do Curta Mais selecionamos uma listinha com outros doces conhecidos e não tão conhecidos assim para você encher a boca d'água e ir até a doceria/doceira mais próxima e se deliciar. Ou, até, fazer em casa. E lembre-se de convidar a gente!

1 - Cajuzinho do Cerrado

ccc99a166e11754fdb87a933086c16fb.JPG

Foto: Amigo Gourmet

Diferente daquele cajuzinho das festas infantis que estamos acostumado, aqueles feitos com massa de amendoim, o Cajuzinho do Cerrado leva a fruta típica da região, o cajuzinho, açúcar, banana, água e açúcar granulado, que são os ingredientes necessários para fazer essa delícia.

2 - Doces Cristalizados

3a9d738d55c572b0e19c83094763fb03.jpg


Foto: amandicaindica

Quem nunca ouviu falar nos famosos doces de Nerópolis? São só um exemplo dos diversos tipos de doces cristalizados, típicos de Goiás. As receitas podem ser as mais diversas, seja com abóbora, leite, figo, laranja, murici, mamão, cidra...

3 - Alfenim

30d893dc9697b6dbf342e36cb356ee05.jpg

Foto: reprodução da internet

O típico doce goiano tem origem remota, na era medieval, de origem árabe, que chegou às terras tupiniquins com os imigrantes. Alfenim vem da palavra árabe "al-fenid", que significa 'aquilo que é branco'. Muito famoso pelas mãos das doceiras da Cidade de Goiás, esse é um doce de ingredientes simples mas que exige 'mão boa' para acertar o ponto.

4 - Pastelinho

fcf8e1dcd5bcf8450f9ade00e1d12ddf.jpg

Foto: estadão

Manteiga, banha de porco, farinha de trigo, fermento em pó, leite, ovos e canela. Esses ingredientes parecem mais de uma receita de comida salgada, mas se trata de um doce. O grande diferencial é o doce de leite, que serve de recheio para essa massa.

5 - Trufa de Paçoca com Baru

66ba0ba5c0f9ba392108a594c2924ad5.jpg
Foto: Receitas de mãe

Amendoim moído e torrado, leite condensado, margarina, açúcar e baru são os ingredientes que compõem essa delícia. O Baru é uma amêndoa típica do cerrado, que possui alto valor nutricional, por volta de 23% de proteína.

6 - Chocolate com Pequi

3b8cf8a8e699a196bf5b6adee080b798.jpg

Foto: destemperados

Uma mistura de chocolate amargo, creme de leite e leite condensado. Esse doce possui a mesma receita de uma trufa tradicional, com um toque especial, o pequi, uma fruta nativa do cerrado, com sabor e aroma peculiar.

7 - Mané Pelado

68b7f50a6b8ed7a65a8233c2f9696c88.jpg

Foto: Pinterest

Bolo tradicional feito com mandioca, queijo ralado, coco, ovos, açúcar e manteiga. Deliciosa opção para o café-da-manhã, café da tarde, a qualquer momento na verdade.

8 - Cuca Goiana

46ca5fdfc2a9a7a857bc8349c000f7ce.jpg

Foto: midiacult

Herdada da cultura sulista, Cuca vem da palavra alemã Kuchen, que significa bolo. Tecnicamente não é um bolo, mas sim um pão doce recheado. Regionalisando essa sobremesa, muito conhecida em nosso estado, a Cuca Goiâna tem a base de sua receita com farinha, ovos, açúcar e leite. Sendo os principais ingredientes banana e canela.

9 - Trufa de Chocolate com Baru

70ef24d98d11ed9e5dddbfc42d9b179d.jpg

Foto: Receitas Nestlé

Feito com chocolate amargo, creme de leite, leite condensado e sementes de baru, amêndoa nativa de Goiás. Depois de pronta, a massa é enrolada em várias bolinhas, passadas em chocolate em pó e servidas individualmente.

10 - Bolo de Fubá com Erva Doce

e3fd859dbd751869c3af9e791b66acab.jpg

Foto: Reprodução da internet

O tradicional bolo de fubá ganha um toque especial goiano. Por aqui é comum acrescentar sementes de erva doce na receita. O cheiro e sabor característicos da erva dão originalidade a essa sobremesa.

Capa: reprodução da internet

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Gastronomia

Sacratto Hamburgueria

Assinantes Premium do Clube Curta Mais têm 30% de desconto na casa


+ Gastronomia

Confira os lugares para comer durante a Quaresma em Goiânia

Significado das penitências e lugares para comer sem descumprir os deveres cristãos


+ Gastronomia

Café Biano

O espaço possui uma marcante característica autêntica de aproximar o público da cultura goiana


+ Gastronomia

ENCHEFS: Maior encontro gastronômico do Brasil acontece domingo em Aparecida de Goiânia com entrada e degustação gratuitas

Na edição 2018, 300 chefs de cozinha de todo o país participaram do evento. A edição deste ano vem com a proposta de um dia pra gastronomia em família. Por causa disso o ENCHEFS Goiás será realizado pela primeira vez em um domingo


+ Gastronomia

Renomado Chef da ‘cozinha goiana’ ensina os sabores de Goiás em Búzios

Imagine participar de um evento onde as cozinhas francesa, borgonha e do cerrado conversam entre si em um hotel à beira mar regado a muito vinho


+ Gastronomia

Brasileira ou não? Conheça a curiosa história por trás da feijoada

Surgida pela primeira vez em 1833 no Brasil, à controvérsias que dizem que a feijuca não é brasileira


+ Gastronomia

Aos 19 anos, cozinheiro de Goiânia inova com sofisticação em pratos inspirados no cerrado

Lorenzo já é referência gastronômica pela experiência em restaurantes renomados de São Paulo


+ Gastronomia

As melhores opções de gastrobar de Goiânia

A Curadoria do Curta Mais separou uma lista incrível com as melhores opções da capital


+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2020. Todos os direitos reservados.