10 receitinhas de Vó para preparar e anotar no seu caderninho

Há quem diga que os temperos de vó são os melhores do mundo, por isso separamos algumas receitas que vão recordar boas lembranças com seus avós

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
b5e02a41965dbb6eaa34bedd78ba2b4d

26 de Julho é comemorado o Dia dos Avós. A data é mais conhecida como o ‘’dia da vovó’’, mas foi criada para homenagear Santa Ana e São Joaquim, avós de Jesus Cristo e recorda a canonização de ambos os santos em 1584 pelo Papa Gregório VII. Eles são Joaquim e Santa Ana eram os pais da Virgem Maria e, portanto, avós de Jesus Cristo, que por esse motivo são considerados pela Igreja Católica os padroeiros de todos os avós.

 

Mas além da tradição histórica sobre a data, sabemos que todos os dias é dia para que possamos celebrar nossos avós. Eles são muito importantes para a nossa formação e devemos tratá-los com todo amor e respeito do mundo. E uma das coisas que sempre lembramos com carinho são as comidas, receitas e aquele tempero especial das nossas avós, não é?! Há quem diga que são os melhores do mundo, e por isso, o Curta Mais separou para você 10 receitas de Vó para você anotar no seu caderninho de receitas e aproveitar para cozinhar e homenagear nossas amadas cozinheiras de mão cheia! Confira:

 

1. Pão de Queijo

Essa tradicional receita não pode faltar na mesa de nenhum goiano. Um pão de queijo quentinho e um bom copo de café do lado.

Pão

Ingredientes:

800 g de polvilho azedo
1 xícara de água
1 xícara de leite
1/2 xícara de óleo
2 ovos
100 g de queijo parmesão ralado
sal a gosto

Modo de Preparo:

Em uma panela, ferva a água e acrescente o leite, o óleo e o sal. Adicione o polvilho aos poucos até dar liga. Pode ser que você não precise usar os 800g, então coloque devagar e sove a massa até soltar da mão: esse é o ponto. Quando a massa estiver morna, acrescente o queijo parmesão, os ovos e misture bem. Unte as mãos e enrole bolinhas de 2 cm de diâmetro. Disponha as bolinhas em uma assadeira untada com óleo, deixando um espaço entre elas. Asse em forno médio (180º C), preaquecido, por cerca de 40 minutos.

 

2. Biscoito de Polvilho (Peta)
O problema aqui é conseguir comer só um! A peta a gente come o dia inteiro se a vovó deixar.

Peta
Ingredientes:

2 copos de polvilho azedo
1 gema
1/2 copo de óleo
1/2 copo de leite
Sal a gosto
1/2 copo de água quente

Modo de Preparo:

Misture, em uma tigela média, o polvilho, a gema, o óleo, o leite e o sal a gosto. Acrescente por último a água bem quente e bata até formar uma massa homogênea. Disponha a massa dentro de um saco plástico fazendo um pequeno furo em uma das pontas. Em uma assadeira, modele a rosca no tamanho de sua preferência. Não é preciso untar. Leve para assar em forno pré aquecido em 250 graus até que as roscas fiquem douradas.

3. Bolinho de Arroz
Ideal para ser produzido com sobras de arroz, basta passá-los pelo espremedor de batatas para formar uma massa, além de levar poucos ingredientes em seu preparo.
Bolinho

Ingredientes:

3 xícaras de arroz preaquecido
½ xícara de queijo minas curado ralado fino
+ ou – 1 ovo e uma gema
1 pimenta bode em conserva amassadinha
½ xícara de cebola em cubinhos mínimos
½ xícara de salsinha e cebolinha laminadas finamente
óleo para fritar

Modo de Preparo:

Passar o arroz ainda quente pelo espremedor de batatas. Misturar bem: salsinha, cebolinha, queijo ralado. Acrescentar os ovos um a um até dar ponto de enrolar. Ajustar o sal. Enrolar os bolinhos em forma de pequenos charutinhos. Fritar em óleo quente.

4. Broa de Fubá
Essa é para preparar junto com sua avó. O preparo é simples, mas você precisa colocar a mão na massa para sovar e formatar as suas broas.

Broa

Ingredientes:
500 g de fubá
500 g de farinha de trigo
500 g de açúcar
3 ovos
1 copo de leite
200 g de margarina
1 colher de sopa bem cheia de fermento em pó
1 colher de sopa de erva doce (opcional)

Modo de Preparo:
Misture numa bacia os ovos (separe duas gemas), a margarina e o açúcar (misture bem). Vá colocando a farinha e o fubá até virar uma farofa grosseira. Despeje o leite misturado com o fermento e amasse bem, até virar um angu grosso. Caso goste, coloque a erva doce. Vá separando bolinhas da massa e arrumando num tabuleiro untado, deixando espaço entre elas (pois crescem no forno). Misture aquelas duas gemas separadas com um pouquinho de café ou se gostar troque o café por canela em pó e passe com um pincel ou até mesmo com os dedos sobre as broinhas. Faça cortes em cima para enfeitar, se não quiser pode deixar sem cortar mesmo. Leve ao forno médio por 25 a 30 minutos dependendo do forno.

5. Pão Caseiro
Para preparar um delicioso pão caseiro é fácil e prático, mas precisam ser moldados à mão mesmo. Outra receita para fazer todos juntos!
Pão

Ingredientes:

1 kg de farinha de trigo aproximadamente
1 e 1/2 xícara de leite morno (aprox. 400 ml)
1/2 xícara de água morna
1/2 xícara de óleo (aprox. 100 ml)
4 colheres (sopa) de açúcar (aprox. 200 g)
1 colher (sopa) de sal
2 ovos
30 g de fermento biológico fresco ou 10 g de fermento biológico seco

Modo de Preparo:
Em uma tigela, dissolva o fermento no açúcar e acrescente o sal, os ingredientes líquidos, os ovos e misture muito bem. Acrescente aos poucos a farinha até formar uma massa macia e sove bem a massa. Deixe a massa descansar por aproximadamente 1 hora. Após o crescimento, divida a massa, enrole da forma que desejar, coloque nas formas e deixe crescer até dobrar de volume. Leve para assar em forno médio (200° C), preaquecido, por aproximadamente 30 minutos. Retire o pão do forno e pincele leite para a casca ficar mais macia.

6. Pudim de Leite
Sem muitos mistérios, mas é a cara dos brasileiros o pudim né?! Quem não ama?
Pudim

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 lata de leite (medida da lata de leite condensado)
3 ovos inteiro
Calda:
1 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara de água

Modo de Preparo:

Pudim: Primeiro, bata bem os ovos no liquidificador. Acrescente o leite condensado e o leite, e bata novamente.

Calda: Derreta o açúcar na panela até ficar moreno, acrescente a água e deixe engrossar. Coloque em uma forma redonda e despeje a massa do pudim por cima. Asse em forno médio por 45 minutos, com a assadeira redonda dentro de uma maior com água. Espete um garfo para ver se está bem assado. Deixe esfriar e desenforme.

7. Bolo de Cenoura com Chocolate
Precisa falar nada né?!
Bolo

Ingredientes:
3 cenouras picadas
3 ovos
1 xícara de óleo de soja
3 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
1 colher de fermento químico em pó

Ingredientes Cobertura:
1 colher de margarina
Meia xícara de leite
5 colheres de achocolatado em pó
4 colheres de açúcar

Modo de Preparo (Massa):
Coloque os ingredientes no liquidificador e acrescente aos poucos a farinha. Leve para assar em uma forma untada. Depois de assado cubra com a cobertura.

Modo de Preparo (Cobertura):
Misture todos os ingredientes, leve ao fogo e deixe ferver até engrossar.

8. Figo em Calda
Eu não sei vocês, mas minha vó deixava a geladeira com estoque cheio de figo em calda. Delícia!
Figo

Ingredientes:
3 xícaras de figo verde
1,5 litro de água
3 xícaras de açúcar

Modo de Preparo:

Lave bem os figos e corte os cabinhos. No lado oposto corte em cruz. Em uma panela coloque água pela metade, acrescente os figos e deixe cozinhar. Quando estiver macio, escorra a água e deixe esfriar. Leve ao congelador em uma vasilha ou em um saco plástico (no saco plástico ele congela mais rápido). Quando estiver congelado, tire a casca do figo embaixo da torneira, ela se solta facilmente. Com a água e o açúcar faça uma calda, ou se quiser faça uma calda como de costume a seu gosto. Acrescente os figos na calda e deixe cozinhar por alguns minutos para que a calda penetre nos figos. Deixe esfriar. Se deixar de um dia para o outro para o consumo ele fica mais saboroso, a cada dia que passa ele fica mais gostoso. Conserve em geladeira.

9. Ambrosia
Outro doce caseiro para não faltar na geladeira ein?!
Ambrosia

Ingredientes:
2 xícaras (chá) de açúcar
1 pau de canela
4 cravos-da-índia
6 ovos
1 litro de leite
Suco de 1 limão ou 1/2 laranja

Modo de Preparo:

Em uma panela média, misture 1/2 xícara de açúcar, a canela e os cravos. Leve ao fogo baixo e deixe ferver até que o açúcar fique dourado, com cor de caramelo. Enquanto isso, bata os ovos com um garfo. Acrescente à panela o leite, o suco de limão, os ovos batidos e o restante do açúcar. Mexa de vez em quando, delicadamente. Deixe ferver até que a mistura fique praticamente seca. Depois de pronto, leve à geladeira e sirva gelado.

10. Bolinho de Chuva
Outra receita clássica que minha vó sempre fazia!
Bolinho

Ingredientes:
1 ovo
1/2 xícara (chá) de leite
1/2 xícara (chá) de açúcar
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento químico em pó (fermento comum para bolo)

Modo de Preparo:

É só misturar tudo até formar uma massinha e, com o auxílio de 2 colheres, ir pingando no óleo quente. Depois é só retirar do óleo e polvilhar com açúcar e canela.

Fotos: ISTOCK / Reprodução Internet

Veja também: Onde comer tapioca em Goiânia

Lugares para pedir um lanche saudável em Goiânia