Curiosidades de Goiânia: 88 fatos ou boatos sobre a capital de Goiás que você vai querer saber

O Curta Mais leva suas tradições muito a sério. Como fazemos já há algum tempo neste dia, seguem 88 curiosidades sobre Goiânia, para você nunca se esquecer os motivos pelos quais amamos essa cidade cheia de história

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
41c1348698756ae76dd8139723822473

O Curta Mais leva suas tradições muito a sério. Como fazemos já há algum tempo neste dia 24 outubro, seguem 88 curiosidades sobre Goiânia, para você nunca se esquecer os motivos pelos quais amamos essa cidade cheia de história, verdadeiras ou não.

1. Goiânia quase se chamou Petrônia!

2. Goiânia tem 21 bens tombados pelo IPHAN como patrimônio histórico nacional, incluindo prédios como o Teatro Goiânia, a Estação Ferroviária, o coreto da Praça Cívica, a mureta e o trampolim do Lago das Rosas, o Grande Hotel, o Museu Pedro Ludovico Teixeira e o Palácio das Esmeraldas.

3. Pesquisas apontam que Goiânia é segunda cidade no mundo, perdendo apenas para Edmonton, no Canadá, com maior quantidade de área verde por pessoa. São 94m² de área verde per capita, com 30 unidades de conservação ambiental espalhadas pelos seus 789km² totais de extensão. É muita natureza junta!

4. O primeiro livro escrito nas terras goianas está enterrado debaixo da Praça Cívica junto com outros objetos introduzidos em 24 de outubro de 1933 na pedra fundamental da construção da capital. Se chama “Goyania”.

5. Conhecido como o maior acidente radiológico do mundo, o acidente com o Césio 137 aconteceu aqui e assustou não só os goianienses, mas todo o país.

6. O monumento chamado popularmente de “espetos”, na avenida 85 e T-63, não possui nome oficial.

7. Monumento às Três Raças, na Praça Cívica, na verdade se chama “Monumento a Goiânia”

8. Segundo a Associação Brasileira de Motéis, a cidade de Aparecida de Goiânia, que faz parte da região metropolitana de Goiânia, possui a maior concentração de motéis do Brasil.

9. Goiânia é a famosa capital do pequi, mas tem quem não goste (acredite).

10. Goiânia tem o segundo maior acervo art déco do mundo, ficando atrás apenas de Miami.

11. A Praça do Avião, localizada no Setor Aeroporto, já foi o Aeroporto de Goiânia

12. Goiânia é a cidade fora da Europa com o maior número de Acácias no mundo!

13. Goiânia é uma das 10 capitais mais desenvolvidas do país

14. Goiânia é uma das 10 melhores cidades do Brasil

15. Goiânia é a 14ª melhor cidade do Brasil para empreender

16. Cidade de Goiás foi a capital do estado até a fundação de Goiânia, em 1933.

17. Algo comum nas distribuidoras de Goiânia não é muito frequente no resto do país. Acontece que só aqui você vai encontrar mesas e cadeiras nas portas desses estabelecimentos, já virou um costume regional. São botecos disfarçados de distribuidoras e todos adoram.

18. Os famosos Pit Dogs são patrimônios culturais de Goiânia e não existem em outro lugar! A não ser em Londres, pois uma família daqui resolveu levar para lá a culinária típica daqui.

19. Capital das mulheres bonitas (não é novidade pra ninguém).

20. Goiânia além de ter as moças  mais bonitas, aqui tem 11 mulheres para cada homem. É muita mulher bonita por metro quadrado! (mas muita mesmo)

21. As Avenidas Paranaíba, Anhanguera, Tocantins, Araguaia e Goiás formam a imagem de Nossa Senhora Aparecida, juntamente com a Praça Cívica.

22. Até hoje, a atividade no campo é o maior marco cultural e econômico, tanto da cidade de Goiânia quanto do estado de Goiás.

23. Aqui já quase nevou hen! Tem que duvide. Já foi registrado 2° C de temperatura.

24. Atualmente a cidade possui 1,5Mi de habitantes;

25. Possui a maior feira ao ar livre da América Latina, a Feira Hippie com cerca de 6 mil barracas;

26. Pedro Ludovico foi o fundador da cidade. Nasceu na atual Cidade de Goiás, que na época era a capital de Goiás.

27. É sempre quente. Prepara o protetor solar: 40° na sombra!

28. Goiânia faz 88 anos, mas sua colonização teve início em 1735. Cerca de 283 anos atrás!

29. Campinas era uma cidade antes de se tornar um bairro de Goiânia.

30. O Palácio Pedro Ludovico Teixeira já foi incendiado e precisou passar por uma reforma.

31. No Palácio sede oficial do governador de Goiás, localiza-se uma sacada na qual os governadores faziam seus discursos para a população, e usado atualmente para comemoração de reeleições dos governadores vigentes.

32. Museu Zoroastro Artiaga é o mais antigo de Goiânia. No acervo, arquivos e documentos relacionados à cultura indígena e à minerologia, a maioria coletada pelo próprio pesquisador – além de fotos e documentos históricos de Goiás.

33. Goiânia ganhou este nome por conta o título do livro dito no ítem 4 “Goyania”; ou não. as historias são muitas. 

34. A pamonha é típica do estado, mas só aqui você encontra o carro da pamonha em todos os cantos da cidade. Se você nunca viu, está morando errado. Confira aqui as melhores da cidade. Se ele demora passar, tem sempre uma pamonharia perto de você.

35. Aqueles senhorzinhos “compro ouro” do centro já são patrimônio da capital, pois há décadas existe esse tipo de trabalho e não deve acabar nunca.

36. O curioso caso do goiano e a seta do carro é real. Aqui ninguém gosta muito de sinalizar, isso é uma triste realidade.

37. Aqui é realmente muito comum encontrar animais transitando pelas ruas, como capivaras, galinhas, cavalos, jacarés…

38. Um leão já ficou a solta em pleno Setor Universitário, e o caso dá o que falar até hoje.

39. Que ladrão que nada! Em um dos campus da UFG os macacos podem ser um dos piores perigos. Eles roubam sua comida e ainda se divertem com isso.

40. Muita gente não sabe, mas o matador de onça, conhecido como Serjão Berranteiro é de Trindadem, do ladinho de Goiânia.

41. Aqui tem o ônibus mais diferentão do país: o eixão. Não é um trem, não é um coletivo, é simplesmente um minhocão gigante que cruza dois extremos da capital.

42. Não vamos nem aprofundar pra não dar polêmica, mas existe uma briga muito grande pra saber se um dos pratos da culinária goiana é guariroba ou gueroba. O certo é guariroba, mas no idioma conhecido como goianês o certo mesmo é gueroba. O certo mesmo é que a gente ama essa amarga. 

43. Nós temos o melhor dialeto e não dá pra negar. De longe você reconhece o sotaque goiano e suas variações que só a gente entende.

44. Quando chove, a capital vira do avesso e nada de normal acontece. Tem desde homem surfando em bóia na correnteza formada pelas chuva até onibus sendo atropelado por piscina no meio de avenida movimentada.

45. Goiânia teve uma das maiores chacinas do país. Crime da família Mateucci”. No dia 6 de dezembro de 1957, os jornais noticiaram a chacina de seis pessoas da mesma família. 

46. Goiânia já teve trem de passageiros: a Antiga Estação Ferroviária de Goiânia, localizada na Praça do Trabalhador, recebeu trens de carga e de passageiros até 1980, quando o pátio ferroviário de Goiânia foi transferido para Senador Canedo devido à ampliação da Avenida Goiás e a construção da nova rodoviária da capital.

48. Um sequestrador que estava preso, Leonardo Pareja, ficou conhecido nacionalmente pelos seus crimes. Um dia em uma rebelião no presídio, escalou a caixa d’água do presídio e lá de cima começou a tocar violão e a cantar Vida de Gado, do cantor Zé Ramalho. O caso despertou a curiosidade nacional, e a vida do criminoso inspirou o livro Ensaio de uma vida bandida, do autor curitibano Leandro França, e o documentário Vida Bandida, do diretor Régis Faria.

49. Em Goiânia já aconteceu outra tragédia porém inusitada: um avião caiu no estacionamento de um shopping!  Na queda, morreram o piloto, Cleber Barbosa da Silva, de 30 anos, e a filha, Penélope Barbosa Correia, de 5 anos.

50. Um dos maiores ídolos do futebol do país, Fernandão, é de Aruanã, mas tinha Goiânia como sua casa e trouxe vários orgulhos para o estado. Ele faleceu em um trágico acidente de helicóptero às margens do Rio Araguaia em 2014. 

51. É praticamente impossível morar em Goiânia e não falar UAI. Se você não diz isso, devolve o título de goianiense.

52. Acredite, a cidade é a capital nacional do rock independente. Diferente do que as pessoas pensam, aqui não é somente a terra do sertanejo.

53. A mandioca no churrasco você só encontra em Goiânia. Mandioca no churrasco não é algo comum no Brasil inteiro e é claro que o goiano não deixa de fazer!  

54. Apesar de nunca confirmadas oficialmente (com nomes dos envolvidos), muitas lendas acerca da Ditadura Militar têm lugar nas caixas d’água que hoje são os teatros do Martim Cerere em Goiânia.

55. Os maiores nomes da indústria do sertanejo saíram daqui, e quem quer fazer sucesso também vem pra cá.

56. Uma combinação de churrasquinho, arroz, feijão tropeiro e vinagrete forma a JANTINHA. Um prato tão típico quanto a pamonha, o pequi e a gueroba. 

57. A torre do sino da capela do Santa Clara, segundo muitos alunos, é mal assombrada. Dizem também que no fim de um corredor próximo à enfermaria há a imagem de um santo que pisca para os alunos quando estes estão sozinhos. Fora a história de uma freira que morreu tragicamente na piscina do colégio. Desde então, muitos garantem verem ondas e ouvirem barulhos na água sem que ninguém (aparentemente) esteja nela.

58. Segundo a lenda, o espírito do Padre Luís Palacin (o maior historiador do estado) anda pelos corredores da Faculdade de História da UFG – Vila Itatiaia.

59. Dizem que os espíritos de três Irmãs que morreram há muito tempo no IEG ainda vagam por lá.

60. Muitas lendas circulam a região do Teatro Goiânia, no centro da cidade. Uma delas dá conta de um túnel que , construído durante a Ditadura Militar, ligaria o teatro ao palácio das esmeraldas.

61. Todo cemitério é assustador, mas uma lenda faz do Cemitério Santana, em Campinas, ser o campeão de arrepios na cidade. Algumas pessoas dizem ter avistado uma mulher, outros dizem que viram um homem e alguns chegam a dizer que foram abordados por uma criança. A verdade é que há relatos sobre caroneiros fantasmas na região do Cemitério Santana, em Campinas.

62.  Os espetos da Avenida 85: 3 pontas que indicam as regiões de Goiânia que mais cresceram (leste, oeste e sul)

63. Os espetos da Avenida T-63: dois prismas que se tocam nas extremidades, o monumento funciona como um grande eixo de orientação que indica a direção norte, tornando-se um marco para Goiânia e servindo como instrumento para nortear visitantes e moradores da capital

64. Além dos famosos sertanejos, também exportamos outras celebridades como Alok (DJ), Gilberto Mendonça Teles (escritor), Marcelo Solá (artista plástico), Cora Coralina (escritora), Ingrid Guimarães e a Carolina Ferraz (atrizes) 

65. Se você ouvir falar que aqui tem dinossauro, não duvide. O Parque Mutirama comprova isso da melhor forma.

66. Aqui em Goiânia não toca buzina, toca berrante.

67. Aqui (quase) todo mundo gosta de ir pro interior, mas na realidade nem precisa disso se o intuito é curtir uma área verde. Temos mais de 32 Parques e bosques registrados para você conhecer.

68. Morar em Goiânia não sai tão caro quanto nas demais capitais. A cidade que fica no centro do país tem um dos metros quadrados mais baratos do Brasil.

69. Goiania exporta memes. Lembra do “Senhora? Senhora?” pois bem, saiu daqui.

70. Que roça que nada! Aqui o povo também gosta de shopping, não é a toa que temos quase 20 pela cidade.

71. O goiano gosta tanto de verde e árvore que nem os shopping da cidade escaparam. Aqui tem um que se chama Flamboyant, linda árvore comum pela cidade, e o Buriti, que é um fruto típico do cerrado. Tem o Passeio das Águas, o Banana Shopping e o Shopping Cerrado. 

72. Dois vencedores do reality show mais famoso do país vieram de Goiania, a Munik Nunes e o Domini.

73. Assim como no interior, é muito comum ainda existir velhinhos sentados na porta de casa palavreando com amigos e vizinhos. 

74. O Grande Hotel, no centro de Goiania, foi construído para os trabalhadores na construção da cidade e se mantém vivo até hoje.

75. São Paulo tem o Beco do Batman, nós temos o Beco da Codorna. É atração imperdível no centro de Goiânia, por ser uma galeria de arte ao céu aberto.

76. A Rua do Lazer no centro (rua 8) é uma verdadeira viagem no tempo. Prédios antigos, bancos de praça e rua de paralelepípedos.

77. Aqui é a cidade mais bela do Brasil e podemos provar.

78. A 44 no St. Norte Ferroviário em Goiânia está caminhando para ser o maior polo de moda do país, com um giro de 500Mi por mês.

79. Goiânia é a cidade que mais tem Acácias no mundo. Lindas árvores de flores amarelas que embelezam as ruas entre outubro e janeiro.

80. Uma das avenidas mais importantes do país passa no meio da cidade: BR-153

81. É daqui que estão saindo os principais nomes da música eletronica no país e até no mundo!

82. Goiania é a capital dos Ipês, que na primavera deixa a cidade ainda mais linda e aconchegante com as cores amarela e rosa.

83. Além do Festival Villa Mix em Goiânia ser o maior festival sertanejo do país, também temos grandes Festivais alternativos que movimentam milhares de pessoas como o Festival Bananada, Festival Vaca Amarela, Goiânia Noise, entre outros.

84. Possui o melhor clube de assinaturas que valoriza a sua experiência, o Curta Mais Por menos, que te leva para os melhores lugares da cidade com a melhor relação custo x beneficio.

85. O Curta Mais é o melhor guia da cidade e o único no país que valoriza a experiencia no país inteiro. Juntamente com o Clube Curta Mais Por Menos, tem o intuito de desbravar a cidade e descobrir os melhores achados para você. Reconectando pessoas e melhorando o mundo com boas histórias e experiencias reais!

86. Está em andamento um projeto que vai tornar a Av. Castelo Branco o maior pólo de produtos para o agronegócio do país. O local já tem essa vocação e deve receber investimentos para se tornar ainda maior. 

87 – Goiânia possui dois dos prédios mais altos do País  

88 – Tem a maior concentração de empreendedorismo por metro quadrado do Brasil com 16 mil pontos de venda. É o maior pólo de confecção e moda do Centro-Oeste e o segundo maior do país.

Capa: Marcos Aleotti | Curta Mais