17/11/2018 05:16
Notícias / Conteúdo

Conheça a curiosa história do nome de Goiânia que por pouco não foi batizada de Petrônia

Até concurso foi realizado para escolher o nome da então nova capital de Goiás

por Curta Mais

Este conteúdo tem o apoio cultural da rede Bretas de Supermercados!

Goiânia – palavra que já adquiriu significado e espaço nos dicionários e livros, e que representa hoje uma das capitais do Brasil em constante crescimento, recebendo imigrantes de todas as partes do país e do mundo. Ouvimos seu nome todos os dias, e várias vezes durante um mesmo dia, mas poucos de nós já se perguntaram qual a origem e o significado do nome da nossa querida cidade.

Antes de ser “Goiânia”, a cidade era chamada de “futura capital” ou “nova capital”, em referência à transferência da capital do estado da Cidade de Goiás para a “nova Cidade”. Goiânia nasceu em 1933, mas só recebeu o nome em 1935 – ou seja, a cidade passou dois anos sem um nome oficial.

Afinal, o que significa a palavra “Goiânia”?

Segundo o artigo “GOYANIA = GOIÂNIA, de poema a topônimo”, dos pesquisadores Antón Corbacho Quintela e Luciana Andrade Cavalcante de Castro, “Goiânia” é também a adaptação da escrita e do som do título do livro “Goyania”, publicado em 1896 na cidade do Porto, em Portugal. De autoria do baiano Manuel Lopes de Carvalho Ramos, o livro foi o primeiro publicada com temática voltada para o estado de Goiás, e exalta a natureza, o povo e a cultura goianos.

Da primeira tiragem do livro, sabe-se apenas de três exemplares: um deles está no catálogo de obras raras da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro; outro faz parte do acervo do Instituto Cultural José Mendonça Teles, em Goiânia, e um terceiro está supostamente enterrado em algum ponto da Praça Cívica junto com outros objetos introduzidos em 24 de outubro de 1933 na pedra fundamental da construção da capital.

Praça

Praça Cívica, data desconhecida.

Fonte: IBGE.

Do livro para a cidade

Como “Goiânia” foi de título de livro para nome da nova capital ainda é um mistério. No período de criação da nova cidade, outubro de 1933, o jornal O Social da Cidade de Goiás, lançou o concurso “Como se deve chamar a Nova Capital?”, recebendo sugestões e votos de nomes para batizar a cidade, e o vencedor teria direito a uma assinatura do jornal por dois anos.

A primeira sugestão de nome veio de Léo Lynce, intelectual goiano de Pires do Rio. Para ele, a nova capital deveria se chamar “Petrônia”, em homenagem a Pedro Ludovico, fundador da cidade; aos imperadores do Brasil Dom Pedro I e Dom Pedro II; e a Pedro, discípulo de Jesus e fundador da Igreja Católica. Em sua justificativa, ele completa: “Mas, suponhamos que seja ateu ou inimigo pessoal de todos os Pedros. Ainda assim não lhe soaria mal o nome: PETRÔNIA. (...) PETRÔNIA – nome lindo, suave, fácil!”

No mesmo número, Caramuru Silva do Brasil, professor do Colégio Lyceu da Cidade de Goiás, deixou também sua sugestão: Goiânia. Para ele, a palavra possuía significação, sonoridade, grafia e sentido histórico suficientes para representar bem a nova capital, e completa: “GOIÂNIA – Nova Goiás, prolongamento da histórica Vila Boa, monumento grandioso que simbolizará a glória da origem de todos os goianos.”

O nome vencedor do concurso, anunciado em 26 de outubro de 1933, foi – pasmem! -“Petrônia”. E o nome “Goiânia” recebeu apenas dois votos: um do próprio Caramuru, que sugeriu o nome, e outro de uma professora chamada Zanira Campos Rios.

No entanto, ao escolher o nome para a capital, Pedro Ludovico, então governador do Estado de Goiás, ignorou os nomes mais votados, inclusive o que lhe fazia homenagem, e no Decreto de 1935, em que se criava o município, ele batizou a cidade de “Goiânia”. O motivo da escolha ninguém sabe – Ludovico não fez questão de explicar nada a ninguém, e a decisão continua sendo um mistério.

Pedro

Pedro Ludovico assina o decreto que marca a transferência da capital da Cidade de Goiás para Goiânia.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Notícias

Foto rara que mostra Hitler abraçado com criança judia é leiloada nos EUA

Rosa Bernile Nienau era conhecida como “a filha do Führer” pela amizade que mantinha com ele


+ Notícias

9 bares e botecos em Goiânia para você 'sextar' sem gastar muito

Porque dinheiro não dá em árvore


+ Notícias

Goiânia recebe TEDx, a maior rede de conferências do mundo

Com o tema apreender, empreender, surpreender, evento já está com vendas abertas


+ Notícias

3 ONG’s de apoio à mulher em Goiânia para você fazer o bem hoje mesmo

Não deixe para amanhã o bem que você pode fazer hoje


+ Notícias

Boticário lança a 'Black Week': uma semana com descontos de até 60% em toda a linha de produtos

De 16 a 25 de novembro a marca traz produtos de todas as categorias com até 60% de desconto


+ Notícias

Novo Star Wars tem atores com Síndrome de Down e é sinônimo de inclusão

“Quando a galáxia precisa de heróis, os cromossomos não contam”


+ Notícias

5 lugares em Goiânia para você aproveitar a sexta-feira sem deixar seu pet em casa

Afinal, vocês merecem um tempinho para relaxar juntos


+ Notícias

5 séries disponíveis na Now para você maratonar neste feriado

Preguiça nesse feriado? Relaxa que a gente separou uma lista para você curtir bem os próximos três dias direto da sua cama


MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2018. Todos os direitos reservados.