17/11/2018 04:17
Notícias / Curiosidades

Confira os fatos mais inusitados de animais pelas ruas de Goiânia

De leão à solta a macaco ladrão: histórias incomuns de animais que, ao contrário da maioria, parecem gostar do contato humano, e renderam histórias que deram o que falar

Bianca
por Bianca Stephania

Goiânia é uma cidade cheia de histórias inusitadas, mitos, lendas e fatos curiosos que você ouve muito falar, mas não existem provas realmente concretas se aconteceu ou não, porém são histórias que todo, ou quase todo goianiense já conhece. De leão à solta a macaco ladrão: aqui é casa dos mais inusitados animais que dão o que falar pela cidade desde os anos 80. Confira algumas delas:

Guru, o leão solto em pleno St. Universitário

838c434817b3b87f0f6ac7f99bbddde8.png
Revista VEJA, junho de 1988

Em meados da década de 80, um homem chamado Mário Ângelo começou a criar um filhote de leão em sua casa. O animal chegava a dormir na cama da família. No dia 13 de julho, Guru escapou do cercado que o prendia e acabou agarrando uma garotinha pelo pescoço, que morreu na hora. Guru foi levado a uma jaula no Jardim Zoológico de Goiânia, onde virou uma celebridade.

A 'vaca brava' do Parque Vaca Brava

0260f16f267f9028125a3aa5800856ef.jpg

Afinal, por que a Vaca do Parque é Brava? Poucos sabem, mas "Vaca Brava" não é o nome oficial do parque, que se chama Parque Municipal Sulivan Silvestre, em homenagem ao ambientalista e ex presidente da Funai. A área onde o parque se encontra, era parte de uma fazenda, por onde passava um córrego. Tanto o córrego, quanto o parque ganharam o nome pelo mesmo motivo: as vacas não-domesticadas (e 'bravas', é claro) que atolavam na região.

A onça do Morro do Mendanha

5397199ebbcd09bd9d1f3ab4c5bb8561.jpg
Imagem: Luiz Baptista/Ibama

Desde fevereiro de 2017 houve-se relatos de uma onça circulando por fazendas em volta de Goiânia, mas nunca conseguiram comprovar de fato o caso, até que em dezembro de 2017, câmeras de segurança flagraram a onça em condomínios de casas próximos ao Morro do Mendanha. Depois de muito empenho, o IBAMA conseguiu capturar o felino, e soltou ele com monitoramento via satélite em Bonópolis, no interior de Goiás. A cidade fica a 500km de Goiânia, e curiosamente os radares informam que a onça já andou mais de 500km em direção à Goiânia. Estaria ela com saudades?


Cobra de 2 cabeças no Vaca Brava

No início do ano, a publicitária Bárbara Japiasspú flagrou uma cobra conhecida como "cobra de duas cabeças" andando tranquilamente pelo parque, e intrigou quem passava. O animal possui cerca de 40cm e originalmente se chama anfísbena. O fato inusitado foi noticiado pelo Curta Mais em uma matéria na época, que você pode conferir clicando aqui.



O Jacaré do Parque Vaca Brava

607bd387f700e4d341b101ac3673efbc.jpg

Em novembro de 2015, o filhote de Jacaré-tinga de aproximadamente 70cm foi visto perampulando aos redores do lago do parque, e o fotógrafo Zuhair Mohamad fez o registro. Na época o fato se tornou notícias no estado inteiro e deixou toda a população curiosa e aflita. Segundo biólogos, ele foi deixado por alguém, pois possivelmente ele teria mais de 3 anos de vida. Ele foi capturado pelo Ibama dia 11 de novembro e encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres.

O mistério da brava Jacira do Zoológico

1c5355d617390e4055bbed6f329cf3cd.jpg
Imagem: Getty Images

Jacira ficou conhecido na época primeiramente por ser o maior réptil em cativeiro no país, que por si só ja atraia vários visitantes ao parque. Após nunca conseguirem fazer ela acasalar com outros machos, pois ela matava todos jacarés que colocavam junto a ela, resolveram realizar exames para descobrir o que tinha de errado com o animal, e foi constatado que a Jacira, na verdade era Jacinto. O jacaré foi tratado como fêmea a vida inteira e apenas no final dela, ele foi descoberto macho. Essa história deu o que falar e ficou conhecida nacionalmente. O esqueleto do famoso Jacinto encontra-se hoje exposto no Museu Ornitológico de Goiânia, localizado no Setor Campinas.


Capivara na Marginal Botafogo

05e6ecbfd61b37cd3f5435b4e4b8a4b8.jpg
Imagem: TV Anhanguera

Capivara flagrada pelas ruas de Goiânia já se tornou comum na capital, mas capivara apostando corrida com motoqueiro em plena Marginal Botafogo, isso aí foi imperdível. Em janeiro de 2015, o Eduardo Bruno Alves passava na Marginal pela manhã e foi pego de surpresa com um fato inusitado: uma capivara correndo pela avenida movimentada. Ele fez o registro e testemunhas disseram que ela estava fugindo dos vários motoqueiros que corriam atrás dela. Ela acabou fugindo. Não se sabe se ela realmente foi capturada ou não, mas ela deu o que falar.

Macao ladrão da Samambaia "Chicão"

Até em meados de 2016, estudantes do Campus Samambaia da UFG dizem que existia um macaco "chefe" dos outros macacos, que comandavam os furtos de comidas pela faculdade. Um certo dia, ele machucou sua mão e tiveram que amputá-la, mesmo assim continou sendo o maior macaco do seu bando. Há 2 anos não se teve mais notícias do Chicão. Confira o vídeo feito em 2009 sobre a "quadrilha" de macacos do câmpus:

As cobras da piscina de bolinhas do McDonald's

97e2a6b43003f9d241d9c29f095cd14e.jpg
Imagem: Renan Accioly

Em abril de 2005 circulou uma informação de que uma criança reclamou de "choques" em uma piscina de bolinhas no McDonald's, situada na Avenida 85, e logo depois veio a morrer. Foram averiguar, e descobriram então um ninho com mais de 23 cobras no fundo da piscina. Esta informação nunca foi confirmada pelas autoridades, mas mesmo depois de 13 anos esta história ainda dá o que falar. 


O "Homem da Cobra"

Um homem pedia dinheiro em um sinaleiro, em troca ele mostrara uma cobra dentro de um saco assustando crianças no centro de Goiânia, assoprando um apito com som de "cascavel". Ele sempre estava portando um microfone e sua caixa de som ficava ali falando o dia inteiro, com caixas de madeira com cobras e vidros de raízes. Não se sabe se a cobra era verdadeira ou falsa, mas muita gente ainda lembra deste fato, pois ele falava tanto que viralizou a expressão "Fala mais que o homem da cobra" na capital.

78f3accf8543c953e38139bd901db0d3.jpg
Imagem: Youtube/Reprodução

(Capa: Léo Talone)

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Notícias

Foto rara que mostra Hitler abraçado com criança judia é leiloada nos EUA

Rosa Bernile Nienau era conhecida como “a filha do Führer” pela amizade que mantinha com ele


+ Notícias

9 bares e botecos em Goiânia para você 'sextar' sem gastar muito

Porque dinheiro não dá em árvore


+ Notícias

Goiânia recebe TEDx, a maior rede de conferências do mundo

Com o tema apreender, empreender, surpreender, evento já está com vendas abertas


+ Notícias

3 ONG’s de apoio à mulher em Goiânia para você fazer o bem hoje mesmo

Não deixe para amanhã o bem que você pode fazer hoje


+ Notícias

Boticário lança a 'Black Week': uma semana com descontos de até 60% em toda a linha de produtos

De 16 a 25 de novembro a marca traz produtos de todas as categorias com até 60% de desconto


+ Notícias

Novo Star Wars tem atores com Síndrome de Down e é sinônimo de inclusão

“Quando a galáxia precisa de heróis, os cromossomos não contam”


+ Notícias

5 lugares em Goiânia para você aproveitar a sexta-feira sem deixar seu pet em casa

Afinal, vocês merecem um tempinho para relaxar juntos


+ Notícias

5 séries disponíveis na Now para você maratonar neste feriado

Preguiça nesse feriado? Relaxa que a gente separou uma lista para você curtir bem os próximos três dias direto da sua cama


MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2018. Todos os direitos reservados.