Goiás vai ganhar centro ferroviário de primeiro mundo

Centro de Excelência em Tecnologia Ferroviária será instalado em Anápolis

Lorena Lázaro
Por Lorena Lázaro
9ddcd7a7b5bd53571b8a8fa9c6b5f43c

Programado para funcionar no Centro de Convenções de Anápolis, um Centro de Excelência em Tecnologia Ferroviária está sendo projetado pelo Governo do Estado de Goiás.  O Memorando de Entendimento (MoU) para a implantação será assinado no dia 15 de julho durante evento no município que sediará a unidade. 

Leia também: 
OVG oferece 60 vagas para curso gratuito de corte e costura
Caso Lázaro: Polícia recebe centenas de denúncias, mas a maioria é trote
Novo decreto: bares e restaurantes podem ter som mecânico e mesas com 6 pessoas
Campanha “Aniversário Premiado” da Novo Mundo.com realizará mais dois sorteios até julho  
Aracnoidite torácica: conheça a doença rara que levou a atriz Mabel Calzolari a morte  

 “Será a planta mais estruturada da América Latina. Algo semelhante só existe nos Estados Unidos”, destacou o governador Ronaldo Caiado, durante encontro com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, em Brasília, nesta terça-feira, 22, para discutir o detalhes do projeto. 

 

Com foco na tecnologia e inovação, o complexo deve contar com recursos das concessionárias de ferrovias no Brasil, depositados em um fundo da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A verba será aplicada na implantação e manutenção da estrutura, que poderá atender todas as concessionárias do Brasil, como a Rumo e a Vale do Rio Doce. 

 

Caiado destacou que o espaço oferecerá o progresso do setor e a formação de profissionais especializados a partir de parcerias futuras, inclusive junto a unidades de ensino superior e pesquisas. “A Universidade Estadual de Goiás (UEG), e outras instituições, poderão expandir o apoio com a construção de laboratórios para desenvolver técnicas sofisticadas. Vai atender toda demanda de vagões, locomotivas, trilhos, dormentes”, informa. 

 

Na mesma audiência com o ministro, Caiado recebeu a confirmação da data para instalação da pedra fundamental da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico), em Mara Rosa (GO). Será na primeira quinzena de agosto, com expectativa de participação do presidente da República, Jair Bolsonaro. “É uma notícia extremamente importante, algo que já estamos esperando e agora se tornou realidade”, disse o governador. 

 

A obra deve começar a partir da construção de um trecho de 30 quilômetros. “No total, serão 383 quilômetros de ferrovia, que chegará até Água Boa (MT). Vai atravessar todo o Norte goiano e também o Vale do Araguaia”, detalhou Caiado. A nova ferrovia será construída perto de onde passa a Norte-Sul e a rodovia BR-153. “Agora aquela região terá uma logística capaz de atender a demanda de agricultores e industriais que queiram se instalar por ali”, projetou.