Teatro Goiânia promove concerto virtual em celebração ao 79º Batismo Cultural da capital

O evento contará com a participação da Orquestra Sinfônica de Goiânia e da cantora Maíra Lemos

Lígia Saba Fernandes
Por Lígia Saba Fernandes
a1467ac1f115d99982d70f86a717a021

Neste domingo, 4 de julho, às 11 horas, o Teatro Goiânia será palco de um concerto em celebração aos 79 anos do Batismo Cultural de Goiânia. O espetáculo terá a participação da Orquestra Sinfônica de Goiânia (OSGO), e da cantora Maíra Lemos, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube oficial da Orquestra Sinfônica.

A apresentação ocorrerá com uma formação reduzida de cordas, sopros e percussão, seguindo rigorosamente todos os cuidados e recomendações das autoridades sanitárias em relação a Covid-19. A iniciativa é uma realização da prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria municipal de Cultura, com apoio do governo do Estado e Secult Goiás.

Apesar de a orquestra já estar realizando eventos presenciais em igrejas da capital, esse evento será no formato online, tendo em vista que o espaço onde ocorrerá o concerto, o Teatro Goiânia, ainda não está autorizado a promover espetáculos com participação do público.

Sob a regência do maestro Eliseu Ferreira, o programa do concerto será dividido em duas partes. A primeira é composta por obras do saudoso maestro Joaquim Jayme e arranjos orquestrais de músicas tradicionais goianas tais como (Ana Tocantins), Noites Goianas (Joaquim Santana) e Balada Goiana (Félix de Souza).

A segunda parte terá a participação da cantora Maíra Lemos interpretando as músicas Meu Coração (João Caetano), De Dois (Gustavo Veiga) e os clássicos internacionais Memory (Andrew Lloyd Webber) e May Way (Claude François-Jacques Revaux). Os Arranjos orquestrais foram elaborados especialmente para esse evento, pelos maestros Sidney Ricardo e Eliseu Ferreira.

O Batismo Cultural de Goiânia é uma data importante no calendário do Estado e devido à pandemia provocada pela Covid-19, este é o segundo ano que a OSGO participa do evento de forma online. Apesar das restrições, é importante relembrar a data na história cultural dos goianos. Foi no Teatro Goiânia que se realizou o Batismo Cultural da capital, uma sessão solene de inauguração com discursos, entrega da chave da cidade ao primeiro prefeito, Venerando de Freitas, e uma movimentada programação cultural, que reuniu governadores, intelectuais e ministros. A programação do Batismo Cultural se estendeu de 1º a 11 de julho de 1942. No dia 14 de julho do mesmo ano, fez-se a estréia da casa de espetáculos. A Capital é a única cidade do Brasil que tem esta denominação como a data de sua inauguração oficial.

Você também pode se interessar por:

Cia de teatro Nu Escuro estreia o espetáculo “Barbas”

Circo Basileu França realiza quadrilha acrobática online

Goiânia lança a primeira edição do projeto inédito “Orquestra na Praça”

Grupos sinfônicos do Basileu França realizam concerto junino sinfônico