Goiânia lança a primeira edição do projeto inédito “Orquestra na praça”

A apresentação foi realizada pela Orquestra Sinfônica de Goiânia na praça T-23

Lígia Saba Fernandes
Por Lígia Saba Fernandes
4110c36735d6510b6bb23b7234be88b9

Foto: Jackson Rodrigues/ Divulgação

A  Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, lançou, no fim da tarde deste domingo (06), o projeto inédito Orquestra na Praça. A primeira edição, com apresentação de concerto musical da Orquestra Sinfônica de Goiânia, foi realizada na Praça da T-23, seguindo todos os protocolos de distanciamento social, uso de máscaras e higienização. 

Desde o início da pandemia, o setor cultural vem enfrentando inúmeros desafios, uma vez que, shows e outras atividades do segmento continuam interrompidas, com o objetivo de conter o avanço da Covid-19. Vários eventos e apresentações passaram a acontecer de forma virtual, como uma alternativa viável dentro do momento em que estamos vivendo. A Orquestra Sinfônica de Goiânia, por exemplo, realizou algumas apresentações online neste período e, agora, tem a oportunidade de voltar a ter contato com o público, por meio do projeto inédito “Orquestra na Praça”, que permitiu aos espectadores aproveitarem um pouco da boa música brasileira e de clássicos da música de concerto.

Segundo Zander Fábio, secretário municipal de Cultura, “Vivemos dias difíceis e a música é um escape para celebrarmos, motivo para termos a esperança renovada. A apresentação é feita ao ar livre, para as pessoas da região e em uma praça, local de convivência, alegria e passeio. Esta foi a primeira edição e o prefeito Rogério Cruz quer ampliar para os quatro cantos da cidade. Vamos democratizar a Cultura, a música ao povo goianiense”. 

Para a apresentação da primeira edição do novo projeto, a orquestra contou com uma formação de aproximadamente 50 músicos que entoaram canções como: Brasileirinha, Deixa a vida me levar e outros clássicos da música de concerto. “Nosso objetivo é levar música, expandir o nosso trabalho. A Orquestra Sinfônica de Goiânia é do povo! Seguimos todas as orientações sanitárias por conta da pandemia, em um espaço aberto, onde a música ecoou e chegou a vários corações”, declarou o maestro Eliseu Ferreira.

O concerto foi transmitido pelas redes sociais da Prefeitura de Goiânia e também pelo canal do Youtube da Orquestra Sinfônica de Goiânia, e foi apenas a primeira edição de um projeto que pretende se expandir e promover novas apresentações seguindo o mesmo formato. Em breve, a Prefeitura de Goiânia irá divulgar novas datas para a realização de concertos de rua.