Parque Areião passará a se chamar Washington Novaes

A lei que definiu a mudança de nome do parque foi sancionada por Rogério Cruz nesta quinta-feira

Lígia Saba Fernandes
Por Lígia Saba Fernandes
639d099c8289fcdbb5fbeb42fab9a866

A lei que altera o nome do Parque Areião para Parque Municipal Areião Washington Novaes foi sancionada, nesta quinta-feira (21), pelo prefeito Rogério Cruz, em Goiânia. Segundo o documento, a intenção é homenagear o jornalista e ambientalista que passou parte de sua vida em Goiás e dedicou sua carreira às questões ambientais e indígenas.

 

O projeto para a mudança foi feito pelo vereador e vice-presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Clécio Alves (MDB), no dia 4 de maio deste ano. “Agora, a homenagem está à altura do jornalista e ambientalista. Ele deixou aqui o seu legado e ficou conhecido por ser um defensor das questões ambientais, uma autoridade respeitada mundo afora”, destacou o vereador.

 

O jornalista ambiental morreu no dia 24 de agosto de 2020, aos 86 anos, em Aparecida de Goiânia, após realizar cirurgia para retirada de um tumor no intestino. Segundo a Câmara Municipal de Goiânia, o projeto de lei teve apoio dos parlamentares da Casa de Leis, tramitou em caráter de urgência e foi aprovado em segunda votação, no dia 24 de junho deste ano.

 

Washington

Imagem: reprodução

 

O documento do projeto narra que o jornalista e ambientalista Washington Novaes nasceu em Vargem Grande do Sul (SP), em 3 de junho de 1934 e foi um dos precursores do jornalismo ambiental no Brasil. Trabalhou na Rede Manchete, no jornal O Estado de São Paulo e no O Popular, além de ter sido editor do Globo Repórter e do Jornal Nacional, na Rede Globo.

 

Washington foi premiado com a medalha de prata do Festival de Cinema e Televisão de Nova York (EUA) pelo documentário “Amazonas, a Pátria da Água”, recebeu também o Prêmio Esso Especial de Ecologia e Meio Ambiente e o Prêmio Azevedo Netto (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária).

 

Em 2004, o jornalista foi o vencedor da categoria Meio Ambiente do Prêmio Unesco, ocasião em que foi homenageado por seu trabalho de 30 anos na divulgação de ideias e alertas sobre os impactos da degradação ambiental. Além de ter sido secretário de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia do Distrito Federal entre 1991 e 1992 e presidente de honra do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental de Goiás (FICA).

 

Agora, um dos principais parques da cidade faz uma homenagem ao tão importante jornalista. O Parque Areião foi criado pelo ex-prefeito Nion Albernaz, em 10 de dezembro de 1992, e nunca havia homenageado ninguém.

Você também pode se interessar por:

Esplanada do Centro Cultural Oscar Niemeyer sedia mostra fotográfica No Olho da Rua

5 parques de Goiânia para jogar a toalha e fazer um piquenique com as crianças

10 parques para começar a semana se exercitando ao ar livre em Goiânia

Chapada dos Veadeiros em Goiás é eleita um dos melhores parques nacionais do mundo