10 parques para começar a semana se exercitando ao ar livre em Goiânia

As opções estão espalhadas por toda a capital e são perfeitas para uma boa atividade física em contato com a natureza

Lígia Saba Fernandes
Por Lígia Saba Fernandes
7b34473b60ea7b5f58d2d5337cbcbd34

Começar a semana com uma boa atividade física é sempre uma maneira de dar um gás a mais antes de voltar para as obrigações do dia-a-dia. Para quem não gosta muito de ambientes fechados e academias, não precisa mais arrumar desculpas para não se exercitar, a cidade de Goiânia conta com diversos espaços abertos e gratuitos perfeitos para exercícios físicos. Pensando nisso, o Curta Mais preparou uma lista com 10 bosques, praças e parques na capital perfeitos para a realização de atividades físicas ao ar livre e próximas à natureza.   

 

1 – Parque Flamboyant

 

Parque

 

Situado no Jardim Goiás, próximo ao estádio Serra Dourada, o Parque Flamboyant foi construído numa área de mais de 125 mil metros quadrados que pertencia ao Flamboyant Shopping Center. O parque possui dois lagos, pista para caminhada, pista para ciclismo e parque infantil, entre outras atrações. Foi inaugurado em 2007, com ponte de madeira, um mirante, espaço para crianças, ciclovia, pista de cooper, estação de ginástica e caminhos internos. 

 

Endereço: R. 15, 103-157 – Jardim Goiás, Goiânia – GO, 74810-080

 

2 – Parque Vaca Brava

 

Parque

 

Localizado na cidade de Goiânia, o parque ocupa uma área de cerca de 79.800 metros quadrados e contém um extenso lago e um pequeno bosque com espécies nativas da fauna e da flora. Conta também com uma pista de cooper que o rodeia, perfeita para quem quer fazer uma caminhada. 

 

Endereço: Av. T-10, s/n – Setor Bueno, Goiânia – GO, 74210-240

 

3 – Bosque dos Buritis 

 

Bosque

Imagem: reprodução

 

É o mais antigo patrimônio paisagístico de Goiânia, com 141.500 metros quadrados, cercado por árvores e lagos, também é lá que estão situados o Centro Livre de Artes, o Museu de Arte de Goiânia e duas obras de arte que agradam o gosto dos goianienses e também dos turistas que visitam o parque: o Monumento à Paz Mundial e uma fonte que chega a atingir cinqüenta metros de altura. 

 

Endereço:  Av. Assis Chateaubriand – Setor Oeste, Goiânia – GO, 74130-010

 

4 – Parque Areião

 

Parque

 

Sua área de 215.000 metros quadrados conta com uma pista de Cooper de aproximadamente 2.400m totalmente iluminada, duas estações de ginásticas, e parque infantil, além de um lago. Trata-se também de uma área de preservação permanente com vegetação de floresta da galeria e vereda, abrigando espécies de fauna nativa.

 

Endereço: Endereço: Av. Areião, s/n – Setor Pedro Ludovico, Goiânia – GO, 74820-370

 

5 – Parque Botafogo

 

Parque

Imagem: reprodução

 

O Parque Botafogo fica na Região Central de Goiânia, com uma área de mais de 172 mil metros quadrados. É o lugar ideal para quem procura manter o contato com a natureza, já que está localizado numa área de mata fechada. O parque tem pista de cooper e estação de ginástica, sendo o acesso livre durante o dia e a noite, sem taxas de entrada. 

 

Endereço: Marginal Botafogo, 1320 – Setor Central, Goiânia – GO, 74055-235

 

6 – Praça Tamandaré 

 

Praça

 

Localizada no Setor Oeste o lugar atrai olhares, pois reserva um espacinho verde, cheio de natureza, em um setor onde menos se poderia esperar algo do tipo, já que é cercado por altos edifícios e trânsito turbulento. A Praça Tamandaré acaba representando a paz em meio ao caos, onde as pessoas costumam buscar um refúgio para esquecer um pouquinho os problemas e apenas relaxar.

 

Endereço: Rua 8 – Setor Oeste, Goiânia – GO, 74115-100

 

7 – Parque Marcos Veiga Jardim

 

Parque

Imagem: reprodução

 

O espaço criado para práticas esportivas, convivência e atividades artísticas e culturais conta com pista de skate, sendo a maior do Centro-Oeste, de caminhada, de patinação, quadras poliesportivas, lanchonetes, teatro de arena e muita área verde perfeita para a realização de piqueniques.

 

Endereço: Av. Ayrton Senna – Alphaville Araguaia, Goiânia – GO, 74884-591

 

8 – Praça do Sol

 

Praça

 

Considerada um dos mais bonitos cartões postais da cidade de Goiânia, a Praça do Sol é uma excelente opção para quem está em busca de lazer e de se exercitar e ainda pode fazer umas comprinhas, já que é ali que acontece a Feira do Sol todos os domingos. A praça, que também conta com estação de ginástica e o playground, foi o primeiro espaço público da cidade projetado para acomodar idosos, pessoas com necessidades especiais e animais de estimação.

 

Endereço:  Rua 9, s/n – Setor Oeste, Goiânia – GO, 74110-100

 

9 – Lago das Rosas

 

Trampolim

 

O Lago das Rosas é o parque mais antigo de Goiânia e faz parte da história da cidade. Localizado entre o Setor Oeste e o Centro da capital, foi construído na década de 40. Sua área possui mais de 315 mil metros quadrados e abriga o Zoológico do município. Por estar em um local cercado de prédios, o parque recebe, todos os dias, uma grande quantidade de pessoas, que frequentam o local para praticar exercícios, como caminhada e ciclismo, ou utilizar equipamentos de academias ao ar livre.

 

Endereço: Esquina com a Alameda das rosas, Rua R 3 setor oeste, Goiânia – GO, 74110-060

 

10 – Parque Jardim Botânico 

 

Parque

 

O Jardim Botânico de Goiânia é a maior área verde da cidade. Fundado em 1978, o parque fica no bairro Pedro Ludovico e nele abriga-se um remanescente de área fechada de mata, com espécies nativas do cerrado e animais silvestres. Possui também lago e pista de caminhada. 

 

Endereço: Alameda do Contorno, 1128-1222 – Jardim Santo Antônio, Goiânia – GO, 74853-120

 

Você também pode se interessar por:

10 academias em Goiânia com mensalidades de até R$ 100

10 academias em Goiânia para você voltar para a vida fitness

Segunda sem carne: 6 receitas com alimentos que podem substituir a proteína

7 restaurantes vegetarianos em Goiânia para se deliciar e descobrir novos sabores

Chutou o balde? Confira 10 restaurantes saudáveis com delivery em Goiânia