Esplanada do Centro Cultural Oscar Niemeyer sedia mostra fotográfica “No Olho da Rua”

A mostra fotográfica ao ar livre é mais uma opção de cultura e lazer no espaço que foi reaberto à visitação

Lígia Saba Fernandes
Por Lígia Saba Fernandes
abf688172f40522b8b254afda239f845

O público que frequenta a Esplanada do Centro Cultural Oscar Niemeyer, agora poderá conferir a mostra ao ar livre “No Olho da Rua”. A exposição é fruto de um trabalho social, realizado pelo Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO), junto com a população em situação de vulnerabilidade, e pode ser visitada todos os dias das 08h às 22h. 

 

A liberdade protegida ou o amparo vigiado? É nessa dicotomia que pessoas em situação de rua e mulheres detentas aparecem dentro dos retratos de suas realidades, na exposição fotográfica “ No Olho da Rua”. A mostra é composta por 15 painéis, com fotos que trazem as percepções das populações em estado de vulnerabilidade social e que estão expostos na Esplanada Juscelino Kubitscheck, do Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON), em Goiânia. A exposição pode ser visitada todos os dias pelos frequentadores do espaço, e os painéis, com geração de energia fotovoltaica, possuem acendimento automático durante à noite.

 

A exposição faz parte do projeto de acolhimento e empregabilidade “Mais um sem dor”, realizado pelo Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO). A mostra é resultado de uma série de oficinas de fotografia ministrada pelo fotógrafo Alexandre Magno, que buscou ampliar a percepção social e espacial de pessoas em situação de vulnerabilidade, com um simples olhar.

 

Invisíveis para a sociedade, ao portarem uma câmera fotográfica os artistas revelaram em seus registros a humanidade de pessoas invisíveis perante a sociedade, buscando se expressar. Para o público, é uma oportunidade de ver e se aproximar do outro, e de pessoas que compõem a cena urbana mas que muitas vezes não são vistas.

 

A Esplanada Juscelino Kubitscheck foi reaberta à população no dia 16 deste mês, após 5 meses fechada devido à pandemia. Os frequentadores precisam seguir os protocolos de segurança previstos pelas secretarias estadual e municipal de saúde, como o uso de máscaras e o distanciamento social.  

 

Os demais espaços do Centro Cultural Oscar Niemeyer – Monumento aos Direitos Humanos, Palácio da Música, Biblioteca Bernardo Élis e Museu de Arte Contemporânea (MAC) – continuam fechados à visitação.

 

Você também pode se interessar por:

 

Orquestra Sinfônica de Goiânia participa de concerto digital centenario Asto Piazzolla nesta terça-feira

Netflix aumenta valores em 18% no plano básico e clientes ficam desanimados

Goiânia tem mais duas redes de cinema reabertas confira a programação

Conheça o inovador medicamento para pets desenvolvido em startup da UFG