Painel em homenagem aos profissionais de saúde em combate à Covid-19 será inaugurado nesta segunda-feira em Goiânia

O artista plástico responsável pela obra afirma que além da homenagem, a arte traz a questão do negacionismo que é vista durante o período de pandemia

Rafael Campos
Por Rafael Campos
31c852a8061796c87d6f03f92edf2342

A obra do artista visual e professor de Artes Visuais da Escola Basileu França, Mucio Nunes, será inaugurada nesta segunda-feira (21), a partir das 11h30, na Secretaria de Estado de Educação (Seduc Goiás).

O projeto é uma contrapartida da Lei de Incentivo à Cultura, Aldir Blanc, da Secretaria de Estado de Cultura (Secult Goiás). De acordo com Nunes, a ideia da obra surgiu desde quando começou a pandemia no país. “Surgiu a vontade de expressar uma homenagem e minha solidariedade aos profissionais da Saúde. Então, quando tomei conhecimento do edital, já criei a arte, que parecia estar ali pronta, na cabeça, apenas esperando uma oportunidade de realização”, afirma ele.

A imagem, feita em grafite, representa diversos aspectos importantes vivenciados durante a pandemia, trazendo signos e simbologias, como dor, escuridão, exaustão, saudade, desconsolo e impotência. Por outro lado, revela força, solidariedade, humanidade, luz e esperança. O autor explica que a frase “… A lágrima é verdadeira”, tem intenção em trazer subjetividade acerca do negacionismo, que tem sido pior que o vírus, sob o seu ponto de vista.

A escolha do local para a realização do painel se deu por meio da indicação da professora e artista plástica, Fernanda Porto. Entretanto, após o resultado positivo quanto aos trâmites burocráticos, veio a preocupação com o fato de não haver, na instituição, um muro alto na parte externa. Logo, foi realizada uma reunião entre a equipe responsável pelo projeto, a Gerente de Arte e Educação, Luz Marina, e a Secretária da Educação, Fátima Gavioli, que se comprometeram a encontrar o local ideal para a arte.

“Nesse momento fiquei deslumbrado com tamanha receptividade e carinho de todos com meu projeto. Até que o engenheiro Gustavo Veiga Jardim sugeriu construir um painel e a Secretária prontamente determinou os prazos para a construção. Saí de lá muito feliz e entusiasmado para executar minha Arte”, pontua Mucio Nunes.

O artista ainda ressalta a importância da qualidade do trabalho de todos os envolvidos, desde a produção até a execução do projeto. “Meu trabalho fica todo voltado para desenvolver a arte e o conceito, enquanto minha produtora, Adriane Carvalho, desenvolve toda a parte burocrática e o projeto sempre com muita dedicação e profissionalismo, deixando-me tranquilo no processo de criação. Bons trabalhos geralmente não têm sucesso se não tiver um bom projeto”, avalia.

Você também vai gostar de ler:

Em suas redes sociais, o governador Ronaldo Caiado lamenta a marca de 500 mil mortos pela Covid-19

Biblioteca humana dispensa livros e passa a escutar histórias de pessoas na Dinamarca

Assustador: Câmera flagra vulto rondando berço de crinaças nos Estados Unidos

Veja a foto na íntegra:

ce1ae89a936399a1e68bfd0a8f727faf.jpeg
Obra do artista plástico Mucio Nunes. Foto: Divulgação/Reprodução.

b04e7d0af1aeeb6ff87717ab8e8b8c1a.jpeg
Obra do artista plástico Mucio Nunes. Foto: Divulgação/Reprodução.

Foto: Divulgação