Procissão do Fogaréu na Cidade de Goiás acontece em Abril

Depois de dois anos sem festividades, a tradicional procissão volta a acontecer na cidade

Thaís Muniz
Por Thaís Muniz
3c7ddce61b8919b477d926cb7118b427

Depois de dois anos sem as festividades tradicionais na cidade de Goiás, por decorrência da pandemia da Covid-19, a Procissão do Fogaréu volta a acontecer no dia 13 de Abril sem a necessidade do uso de máscaras. As informações foram confirmadas pelo Jornal O Popular.

A decisão foi tomada em conjunto, nesta sexta-feira (11), pelo prefeito da cidade Anderson Gouvea, o secretário municipal de saúde, Marcos Elias da Neiva, e pela secretária municipal de cultura, Raissa Coutinho.

O decreto deverá ser publicado, nesta segunda-feira (14), liberando o uso de máscaras em locais abertos na cidade. As autoridades municipais farão a festividade sem restrições sanitárias, já que a procissão acontece nas ruas da antiga Goiás Velho. A decisão também valerá para todas as celebrações e procissões em torno da Semana Santa.

A Cidade de Goiás é reconhecida como patrimônio imaterial do Estado, e a Procissão do Fogaréu é realizada nas primeiras horas da quinta-feira da semana santa, desde o ano de 1745. O ritual simboliza a procura e prisão de Jesus Cristo pelo Império Romano, com cerca de 40 homens encapuzados, os farricocos. Eles descem as ruas da cidade segurando tochas e entonando cantos em latim.

 

Imagem: Guilherme Veiga

Veja também:

Cidade de Goiás celebra 20 anos como Patrimônio Mundial

O que fazer na histórica cidade de Goiás em 48 horas