Cidade de Goiás celebra 20 anos como Patrimônio Mundial com programação especial

Dentre as atividades destaca-se a inauguração do Projeto Passo Poético

Thaís Muniz
Por Thaís Muniz
5949ca181ab0e99887fed502fcd71362

No ano de 2001, a Cidade de Goiás era reconhecida oficialmente como Patrimônio Cultural Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (Unesco). E para celebrar esses 20 anos, o Instituto Biapó e o Museu Casa de Cora Coralina vão oferecer uma programação especial na cidade a partir desta sexta-feira (20/8).

 

O programa ‘’Cidade de Goiás – 20 Anos de Patrimônio Mundial’’ vai começar com a inauguração do Projeto Passo Poético, com 16 placas instaladas nas fachadas de residências centenárias da rua Dom Cândido Penso, às 17 horas, em frente ao Instituto Biapó e ao Museu Casa de Cora Coralina. A curadoria é de Marlene Velasco e Goiandira Ortiz e a assessoria de Yúri Baiocchi e Maria Dulce Teixeira.

 

E a partir das 20h, na sede do Instituto Biapó, será aberta a exposição ‘’Goiás Cidade Mundial’’, com curadoria de Amaury Menezes, nas Artes Visuais; Fernando Cupertino, na Música; Maria Dulce Teixeira, Afetos; Marlene Velasco, Patrimônio; e Aloísio, na Culinária.

 

No sábado, 21 de agosto, acontece o ‘’Tributo Musical da Série Mulheres Fundamentais’’, sob a coordenação do maestro Fernando Cupertino, em homenagem a Cora Coralina e Leodegária de Jesus. A ação será às 19h, no Museu Casa de Cora Coralina.

 

Um pouco da história

 

A pacata cidade de Goiás – primeira capital do Estado e mais conhecida como Goiás Velho – possui um importante sítio histórico do período da expansão colonial, no século XVIII, resultado da exploração do ouro. Testemunha da ocupação e da colonização do Brasil Central, nos séculos XVIII e XIX, suas origens estão intimamente ligadas à história dos bandeirantes que partiram, principalmente, de São Paulo para explorar o interior do território brasileiro. 

 

A rica tradição cultural inclui não somente a arquitetura e as técnicas construtivas, mas também a música, poesia, culinária e festas populares. Entre elas se destaca a Procissão do Fogaréu, que ocorre todos os anos, na quinta-feira da Semana Santa, e muitas dessas tradições ainda estão vivas e formam uma parte substancial da identidade cultural de Goiás. 

 

 

Confira abaixo as atrações do programa ‘’Cidade de Goiás – 20 Anos de Patrimônio Mundial’’:

 

 

21 de agosto, às 19h: violonista Eduardo Meirinhos, diretor da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, abre a série Tributos Musicais, na Casa de Cora Coralina.

 

4 de setembro, às 10h: no Palácio Conde dos Arcos: segundo dos Tributos Musicais, com a pianista Consuelo Quireze. A homenageada será a saudosa professora, e também pianista, Brasilete Caiado.

 

25 de setembro, às 10h: terceiro dos Tributos Musicais, com o violoncelista Nilson Magalhães, da Orquestra Sinfônica de Goiânia, na sede do Instituto Biapóna Cidade de Goiás.

 

Para mais informações, acesse: https://portal.goiaspatrimoniomundial.com.br/

 

 

 

Veja também: Porque Goiânia é considerada a capital do Art Déco