Príncipe Harry retorna a Inglaterra depois de um ano para funeral do avô Philip

Meghan Markle, que está esperando seu segundo filho, foi aconselhada pelo médico a não fazer a viagem

Lorena Lázaro
Por Lorena Lázaro
fdbc01a4865a0a347bb51676e4b579c1
De acordo com informações da revista People, o príncipe Harry chegou na Inglaterra no domingo da Califórnia, onde vive com sua esposa Meghan Markle e seu filho Archie. É a primeira vez que Harry visita o seu País em mais de um ano e depois da polêmica entrevista concedida a Oprah Winfrey, que aumentou o desgaste familiar real com o casal em março deste ano. 
 
De acordo com o portal internacional, Meghan, que está esperando seu segundo filho, uma menina, não acompanhou o marido e não deve participar da cerimônia de despedida de Philip. No sábado, o Palácio de Buckingham confirmou que o duque de Sussex “comparecerá” ao funeral de Philip em 17 de abril na Capela de São Jorge no Castelo de Windsor. Enquanto isso, a duquesa de Sussex “foi aconselhada por seu médico a não viajar”, disse um porta-voz real.
 
O funeral de Philip está marcado para o próximo sábado e seu caixão será processado no Castelo de Windsor, confirmaram autoridades reais. O funeral será transmitido ao vivo às 15 horas, horário do Reino Unido. 
 
No dia do funeral, por volta das 14h40 no Reino Unido, em 17 de abril, o caixão de Filipe será movido em uma pequena procissão cerimonial da entrada estadual do castelo até a capela.
 
O evento será conhecido como um funeral cerimonial real e não um funeral de estado, que geralmente é reservado aos monarcas. Os planos do funeral levam em consideração as diretrizes do COVID do país e são “muito reduzidos em escala, sem acesso público”, disse um porta-voz do palácio.
 
O funeral acontecerá inteiramente no recinto do castelo e os planos receberam a aprovação final da Rainha, mas “ainda refletem muito os desejos pessoais do Duque. A ocasião ainda celebrará e reconhecerá a vida do Duque e sua mais de 70 anos de serviço à Rainha, ao Reino Unido e à Comunidade Britânica. “
 
“Embora este seja naturalmente um momento de tristeza e luto para a família real e para muitos outros que conheceram e admiraram o Duque de Edimburgo, espera-se que os próximos dias também sejam vistos como uma oportunidade para celebrar uma vida notável: Notável ambos em termos de sua vasta contribuição e legado duradouro “, disse um porta-voz do Palácio de Buckingham anteriormente.
 

 

Foto de capa: Getty Imagens / reprodução