Carta escrita pelo Príncipe Philip revela seus gostos goianos

Realeza visitou a cidade de Pirenópolis em 1992

Anna Júlia Steckelberg
Por Anna Júlia Steckelberg
270d57b9e8bb8f267fdce522669be2f4

Em 1992, Pirenópolis teve a honra de receber um monarca da família real britânica, o Príncipe Philip, esposo da Rainha Elizabeth, que faleceu na manhã de 9 de abril. A ilustre presença foi estimulada pela inauguração de uma reserva ecológica na cidade, que estava abrindo para o público, o Santuário de Vida Silvestre VagaFogo.  

A inauguração e projeto do Santuário foi incentivada pela Embaixada Britânica, pelo Instituto British Council, pela Funatura e pela WWF, para tornar a primeira reserva particular goiana tombada como Patrimônio Natural.

Naquela época, o Príncipe era o presidente honorário da WWF, famosa e respeitada organização não governamental internacional, que atuava na conservação do meio ambiente. Impulsionado pelas ONG´s e pela Embaixada, o Príncipe aceitou o convite de conhecer o Santuário.

O Príncipe Philip ficou na fazenda em torno de 2 horas e o Brasil inteiro virou os holofotes para ele, virou notícia internacional. De acordo com o dono do Santuário, Evandro Engel Ayer, que esteve com ele, todos os brasileiros ficaram curiosos com a situação, queriam saber sobre o príncipe e sobre a reserva ecológica.

Tal visita, chegou a gerar credibilidade e estímulo para outros projetos ambientais por todo o país. Naquele dia o Príncipe fez algumas fotos no cerrado que foram parar em inúmeras revistas e jornais europeus, relacionado a questões ecológicas e sua presença no Brasil.

“O Príncipe era muito bem-humorado, conhecia o meio ambiente, dava palpite, conhecia grandes ambientalistas, espécies de plantas, não era nenhum neófito andando pelo mato”, segundo Evandro Ayer.

No dia 19 de março de 2021, o Santuário de Vida Silvestre VagaFogo comemorou 29 anos de visita do Príncipe, que todos os dias é lembrado por todos do local. E hoje, 09 de abril, lamentamos a morte deste importante monarca.

Veja carta assinada pelo príncipe:

carta

Em tradução livre, a carta feita pelo Príncipe agradece ao senhor Evandro, proprietário do Santuário, citando as belezas do local, a caminhada pela trilha e a conservação da natureza. Ainda comenta que gostou muito das geléias e refrescos oferecidos a ele, além do presente que ganhou, um medicamento feito de ervas medicinais da região. Por fim, o Príncipe Philip deseja sucesso ao Santuário e agradeceu também as autoridades daquela época pela oportunidade.

Na fotografia da capa: Princípe Philip, Evandro Engel Ayer e Catarina Judite Schiffer, casados e donos da fazenda.

Créditos: Fotos enviadas pela família proprietária do Santuário.