Principal estádio de futebol de Goiás é projeto de importante arquiteto premiado internacionalmente

Com arquitetura modernista, Estádio Serra Dourada é um cartão postal na cidade

Julia Macedo
Por Julia Macedo
a54e9d6d60cd8c5a0509b40728f8b4b7

Para a construção do Estádio do Estado de Goiás, Lourival Louza doou parte de suas terras ao governo. Construída originalmente em uma área igual a 500 mil metros quadrados, o point do futebol goiano foi projetado pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Mais tarde, em 2016, Paulo seria premiado com o maior prêmio da arquitetura internacional, Pritzker.

Paulo Mendes desenvolveu um projeto único para o centro esportivo. A cobertura foi um forte destaque de seu trabalho, com leveza e balanço. No interior do estádio, o arquiteto instalou amplos jardins que pudessem se integrar a área verde externa. A estrutura modernista foi detalhada pelo concreto armado, pilares ritmados, vigas contínuas, marquises e arquibancadas.

Goiânia era a nova capital do estado, mas ainda cabia à Cidade de Goiás uma reverência por sua beleza. A nova sede do futebol em Goiás foi batizada como Estádio Serra Dourada em homenagem ao vale da antiga capital.

 

Leia também:

DJ Alok é uma das atrações confirmadas no show de Jorge e Mateus em Goiânia

Bairro nobre de Goiânia que abriga um dos mais famosos cartões postais da cidade nasceu de uma fazenda loteda

 

Em 9 de março de 1975, o estádio foi inaugurado como o sétimo maior do país. O jogo naquele dia lotou as arquibancadas do estádio com um público de aproximadamente 76 mil pagantes. Naquela partida entre a Seleção de Goiás e Portugal, o primeiro gol marcado dentro do estádio veio de Octávio. O português abriu o placar para os europeus que, ao final da contagem, perderam por 2 x 1.

Aquele jogo de abertura não ficou marcado na história apenas pelo duelo de caráter festivo. Naquela ocasião, os espectadores acompanharam a atuação de grandes ícones do futebol goiano. Lincoln (que marcou o primeiro gol brasileiro), Macalé, Matinha, Paghetti, Fernandinho e Tuíra (autor do segundo gol da seleção goiana), foram alguns desses jogadores goianos a participar daquele histórico dia.

O recorde de público foi batido três anos mais tarde, em março de 1978. Um duelo entre a Seleção de Goiás e a Seleção Brasileira contou com cerca de 77mil pessoas. Grandes craques foram recepcionados naqueles gramados como Pelé, Maradona, Zico, Rivelino, Neymar e Van Persie.

Para os times de destaque do estado como Goiás, Atlético-GO e Vila Nova, o estádio é uma espécie de santuário. Com capacidade para cerca de dez mil automóveis em um amplo estacionamento, o local já foi palco de grandes eventos como o show da artista Demi Lovato que reuniu em Goiânia espectadores do Brasil todo.

 

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar AQUI e escolher.