Bairro nobre de Goiânia que abriga um dos mais famosos cartões postais da cidade nasceu de uma fazenda loteada

O Jardim Goiás é um bairro muito querido pelos goianienses, além de muito frequentado. Conheça sua história e particularidades!

Mariane Faz
Por Mariane Faz
ba33020b6bd39fa9fb263e7217dab98f

Goiânia foi uma importante realização urbanística e brasileira do século XX. Exigiu muitos esforços em sua concepção e construção, embora muitos duvidassem que nela a vida humana fosse possível. Mais de 70 anos já transcorreram e a capital de Goiás sofreu transformações significativas. 

A capital de Goiás chega atualmente, tem aproximadamente 400 bairros, distribuídos em área de 277,05 km²·, compreendendo também os Setores Sul, Oeste e Norte (Bairro Popular). Mas hoje vamos contar a história de um dos bairros mais nobres de Goiânia: o Jardim Goiás.

O Jardim Goiás é um dos bairros mais famosos de Goiânia, com grandes mercados, concessionárias de veículos importados e a presença de um grande shopping. Mas nem sempre foi assim…

O bairro foi criado em 1950 por iniciativa de Lourival Louza, proprietário de uma fazenda que foi loteada. Essa fazenda, adquirida com capital acumulado em garimpos de ouro, foi cortada pela rodovia (BR-153).  Louza encomendou o projeto a um arquiteto paulista chamado Roberto Magno Ribeiro, que se baseou no conceito de cidade jardim, propondo ruas sinuosas e valorizando a arborização.

Até 1970, a ocupação do Jardim Goiás era tímida, com a presença majoritária de ocupações irregulares às margens do córrego Botafogo. Formaram-se as invasões do Areião e da Vila Lobó. 

Seu crescimento ocorreu a partir da década de 1980, com a construção do Flamboyant Shopping Center e sua inauguração em 1981. Houve um pequeno crescimento vertical na região, contudo, foi a partir da década de 90 que vários hipermercados, como o Carrefour e o Walmart se instalaram na região, o que trouxe uma grande especulação imobiliária. 

c18f8d9050cea56ca7a2aca9b32c6e3e.jpg

Flamboyant Shopping Center. Foto: Divulgação

 

O shopping valorizou a região e obras viárias e transporte público foram garantidos, facilitando a conexão com o centro da cidade.

Esses serviços e comércios, reforçados pelo Plano Diretor de 1992 que promovia o adensamento da região, impulsionaram o crescimento residencial do Jardim Goiás. Primeiramente, apareceram os edifícios baixos seguidos de outros construídos em altura, mas com programas modestos, em geral apartamentos de dois quartos. 

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados pela prefeitura, no Censo 2010 a população do Jardim Goiás era de 11 851 pessoas. Com certeza esse número aumentou ainda mais com o passar dos anos, mas não há dados atualizados.

No Jardim Goiás encontra-se um dos principais parques e cartões postais da cidade, o Parque Flamboyant. Ao redor do parque estão alguns dos apartamentos mais valorizados da capital.

f9e705d6a6be55c83901ec1622a85304.jpg

Parque Falmboyant. Foto: Marcos Aleotti

 

A principal via do bairro é a Av. Jamel Cecílio, uma das avenidas mais congestionadas da capital e onde estão localizados os Hipermercados Carrefour, Big, Sam’s Club e Prime, o Flamboyant Shopping Center, concessionárias de diversas montadoras e um hotel. Outra importante via é a Av. E onde está localizada uma unidade do supermercado Pão de Açúcar e grande variedade de comércio.

No Jardim Goiás também estão presentes as sedes de alguns órgãos públicos como o Ministério Público do Estado de Goiás, SANEAGO, Celg GT e o Fórum Criminal do TJGO. Além disso, o bairro também abriga a sede da TV Serra Dourada, afiliada do SBT em Goiás e o Estádio Serra Dourada, o maior estádio de futebol do estado.

1bb7c4f22fc8a89de16629ede2e635fa.jpg

Estádio Serra Dourada. Foto: Marcos Aleotti

 

É um bairro muito querido pelos goianienses, além de muito frequentado. Foi um prazer contar sua história por aqui!

 

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar AQUI e escolher.

Foto: Canva