Pequizeiro será árvore oficial de Goiânia em ruas, parques e áreas públicas

Nova lei quer valorizar o pequi como patrimônio goianiense

Adelina Lima
Por Adelina Lima
6ca0be3f0c5979b9a8afce5e2f750c89

Agora ficou difícil acabar com os pequis de Goiás! O prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, sancionou, no dia 6 de junho, a Lei Nº 9.839, que institui “o plantio e o cultivo do pequizeiro (Caryocar Brasiliense) nas praças públicas ou locais indicados pelo órgão da administração do município de Goiânia, visando seu reconhecimento, valorização cultural, ecologia e social no âmbito regional”.

O autor da medida, o suplente Eudes Vigor, diz que o objetivo é que a árvore típica do cerrado seja encontrada mais facilmente na capital. “O fruto dela, o pequi, é um símbolo do nosso Estado. Porém, quase não conseguimos mais achar exemplares nas ruas. Precisamos mudar isso”, afirmou Eudes. 

O pequizeiro é um tipo de árvore que atinge geralmente 10 metros de altura, possui tronco com ramos grossos, normalmente tortuosos, de casca áspera e rugosa de cor castanha acinzentada. O caule, com madeira bastante resistente, é usado como fonte de carvão siderúrgico, na construção de dormentes, esteios de curral e mourões. Também é usada na construção civil, fabricação de móveis. As raízes prestam-se à preparação de partes de pequenas embarcações. O pequi é um símbolo do Cerrado.

A Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) se manifestou favorável a nova lei, através de sua assessoria de comunicação. “A AMMA é favorável a esta lei em virtude de ser uma espécie nativa do cerrado, muita conhecida pela população de nosso Estado, além de ser uma forma de valorizar e de se tornar mais conhecida, por ser pouco prestigiada no meio urbano, especialmente em nossas praças e parques naturais urbanos”. 

Flor

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leia mais: 

+ 12 lugares em Goiânia para quem ama Pequi

+ Tudo o que você provavelmente não sabia sobre a frutinha amarela que é a cara de Goiás