Tudo o que você provavelmente não sabia sobre a frutinha amarela que é a cara de Goiás

Para se deliciar com o pequi é preciso ter cuidado, mas a recompensa vale a pena

Adelina Lima
Por Adelina Lima
66cc91d0c7e832b938495d3a3936e967

Uma casca verde guarda no seu interior um caroço amarelo, rodeado por uma polpa macia e comestível. Mas cuidado ao enfiar os dentes – debaixo dessa polpa a frutinha guarda uma camada de espinhos bem finos. Para se deliciar com o pequi é preciso ter cuidado, mas a recompensa vale a pena.

Pequi

Você conhece essa fruta?

Fruta símbolo de Goiás, o pequi é uma árvore nativa do cerrado brasileiro (que possui flores lindas!), encontrada em toda a região Centro-Oeste e nos estados de Rondônia, Minas Gerais, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia, Ceará, São Paulo, Paraná e até na Bolívia! A época de produção dos frutos e o período em que a frutinha invade as cidades é entre novembro a janeiro, enchendo as ruas e as casas com seu aroma e sua cor únicas.

arvore

Este é um pequizeiro, um pé de pequi.

Flor

As belíssimas flores da árvore de pequi.

vendedor

Vendedor de pequi nas ruas de Cuiabá.

 

Pequi?

Pequi

O nome da fruta tem origem no tupi-guarani “py”, que significa “pele”, e “qui”, que significa “espinhos”; ou seja, “pele com espinhos” – que é uma boa forma de identificar um fruto de pequi.

 

O pequi é o ingrediente principal de muitas receitas tradicionais goianas: não se faz uma galinhada que se preze ou um típico empadão goiano sem acrescentar esse ingrediente quase obrigatório. Arroz, macarrão, peixe, frango, carne, leite – tudo pode ser acompanhado com pequi. Mas, é claro, também é possível saborear a fruta sem nenhum acompanhamento.

arroz

Arroz com pequi é a cara de Goiás.

Algumas aplicações não tão comuns, mas nem por isso menos saborosas são os sorvetes, doces, e até licores de pequi, comercializados nas feirinhas, restaurantes e bares de Goiânia e cidades do estado de Goiás. E você sabia que tem até sabão de pequi por aí?

sabao

Sabão natural de pequi, feito com óleo de pequi prensado a frio. Rico em vitaminas A, C e E, fósforo, potássio e magnésio, ele tem propriedades anti-idade e hidrata a pele.

Além do sabor, o pequi ajuda no combate ao envelhecimento e na prevenção às doenças associadas à visão, e o óleo fabricado com a amêndoa do possui ação anti-inflamatória, cicatrizante e gastroprotetora.

 

Licor de Pequi

Licor

A Noleto produz licores com sabores de frutas do cerrado, incluindo o licor de pequi. A técnica de produção é 100% artesanal, e é possível experimentar o licor na Feira do Cerrado, que acontece aos domingos, em Goiânia.

 

Sabia que também dá pra fazer brigadeiro de pequi? Aprenda a fazer um Brigadeiro de Pequi com Arroz Doce:

Brigadeiro de Pequi com Arroz Doce

Brigadeiro

Brigadeiro de pequi:

1 lata de leite condensado;

1 colher de sopa de azeite/óleo de pequi

1 colher de sobremesa de pequi em conserva lavado e amassado.

Misturar o leite condensado e o óleo/azeite e cozinhar em fogo baixo. Mexa sempre em movimentos circulares, fortes e curtos, forçando a base da panela para baixo e sem se esquecer das laterais. Quando estiver quase dando ponto, isso é, soltando um pouco do fundo da panela, retire do fogo e misture o pequi amassado. Voltar novamente para o fogo por alguns minutinhos. Reserve.

 

Arroz doce:

1 litro de leite

1 lata de leite condensado

1 medida da lata de leite condensado de arroz

1 e 1/2 litro de água

Canela em pau e em pó

1 pitada de sal

2 gemas

4 colheres de sopa de açúcar

Cozinhe o arroz com água (colocar a água e deixar secar). Depois de cozido, acrescente o leite e o leite condensado, o sal e a canela em pau. Não pare de mexer para que não grude no fundo. Quando o leite secar um pouquinho e engrossar desligue e prepare as gemas. À parte, bata as gemas com o açúcar e um pouco de leite (pode ser com fouet) ate branquear um pouco e virar um creme. Misture ao doce e coloque no fogo novamente.  Observar a textura para adequar ao gosto, se estiver muito grosso acrescentar mais leite, pra que não fique duro e pareça seco. E prontinho!

Sugestão de modo de servir: Disponha em taças transparentes, uma camada de arroz e uma de brigadeiro. Pode cobrir novamente com arroz. Enfeitar a gosto com canela em pau ou em pó!

Fonte: Voglio Design