Pequena cidade goiana na divisa com Minas Gerais tem lugares incríveis para a prática de esportes aquáticos

São Simão está às margens do Lago Azul, formado pela barragem da usina de Itaguaçu.

Fernanda Cappellesso
Por Fernanda Cappellesso
6fd1065c545e7e2f308f87b5ce6ad609

São Simão é uma cidade de Goiás que fica a 365, 2 km de Goiânia, capital do estado. O  município surgiu do pequeno e antigo povoado de São Simão, que foi  iniciado em 1930, por garimpeiros de diamantes e pescadores. 

Às margens do Rio Paranaíba, divisa de Goiás com Minas Gerais, o povoado passou a receber as primeiras moradias após a construção da ponte que interliga os dois Estados, em 28 de outubro de 1935. Com a instalação do primeiro posto fiscal no local, as residências foram se formando nas proximidades.

A história da cidade de São Simão está diretamente ligada ao volume e a força das águas do Rio Paranaíba, que durante milhares de anos superou a resistência da rocha, criando uma das mais belas imagens da natureza. 

Estamos falando do Canal de São Simão, um estreito petrificado com aproximadamente 600 metros de largura. Esse acidente da natureza que foi cenário paradisíaco para milhares de turistas e moradores locais, ficou submerso após a construção da Usina Hidrelétrica de São Simão, pelas Centrais Elétricas de Minas Gerais – Cemig. 

Hoje, a nova cidade de São Simão foi reconstruída com infra-estrutura urbana, planejada e edificada nos padrões europeus mais modernos e funcionais de urbanismo,  devidamente adequados à realidade do clima tropical.

A cidade  está às margens do Lago Azul, formado pela barragem da usina de Itaguaçu. O lago tem área de 674 km², com um volume de 17 bilhões de m³ de água, formando várias ilhas e praias.  Entre elas, destaca-se a Ilha do Tombo. 

 

Quedas do Itaguaçu – Goiás Turismo

 Lago Azul é  excelente para prática de esportes náuticos, esportes radicais e pescadora. São Simão tem um dos mais variados e fascinantes panoramas turísticos, com atrativos naturais como as quedas de Itaguaçu, local propício para os amantes dos esportes radicais. 

 

 

Leia também:

 

Belíssima cidade histórica do norte do Rio de janeiro é um refúgio litorâneo para goianos que querem sossego – Curta Mais