Mulheres de Goiás: entenda a importância de Cora Coralina

A poetisa goiana foi uma mulher que marcou época e quebrou paradigmas.

Mariane Faz
Por Mariane Faz
a1051f6f236e5e73fb7eaa41d98c7398

Cora Coralina foi uma poetisa brasileira de grande destaque na literatura brasileira e goiana. Seu legado representa a síntese entre a poesia e a cultura brasileira. O trabalho de Cora Coralina foi muito importante para a valorização da cultura nacional. Um orgulho goiano!

A poetisa nasceu em 1882, na cidade de Goiás. Seu nome completo era Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, mas ela foi mais conhecida pelo pseudônimo Cora Coralina.

A poesia dela mostrou a força da cultura brasileira e o encantamento do cotidiano. Seus poemas retratam a natureza, a vida e a cultura brasileira. Cora Coralina escreveu muitas obras, como Poesias, Livro de Sonetos, Livro de Poemas e Brasiliana.

Todas essas obras são marcadas por seu estilo único, que se destaca pela simplicidade e beleza poética. Cora Coralina também foi uma grande incentivadora da literatura brasileira e da cultura nacional. Ela também acreditava que a poesia era uma forma de expressar sentimentos e pensamentos.

O legado de Cora ainda é lembrado e admirado. 

Considerada uma das mais importantes escritoras brasileiras, ela teve seu primeiro livro publicado em junho de 1965 (Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais), quando já tinha quase 76 anos de idade, apesar de escrever seus versos desde a adolescência.

Por incrível que pareça, ela era uma mulher simples, doceira de profissão, e mesmo tendo vivido longe dos grandes centros urbanos, alheia a modismos literários, produziu uma obra poética rica em motivos do cotidiano do interior brasileiro, em particular dos becos e ruas históricas de Goiás.

Uma curiosidade é que ela cursou apenas até a terceira série do curso primário. E em 1922 foi convidada a participar da Semana de Arte Moderna, mas foi impedida por seu marido. Foi eleita com o “Prêmio Juca Pato” da União Brasileira dos Escritores, como intelectual do ano de 1983.

Em Goiás Velho, ou Cidade de Goiás, tem um museu na casa onde Cora Coralina nasceu e viveu. 

13d73215f01c0cb66abb014f32124959.png

Foto: Prefeitura da Cidade de Goiás

Além disso, perto da entrada, tem uma estátua homenagenado a poetisa goiana.

 

Leia Também:

Trecho a trecho: Tudo que você precisa saber sobre o Caminho de Cora Coralina

Cidade goiana é marcada pela fé e encanta turistas com igrejas, cerimônias religiosas e natureza exuberante

Os 10 melhores poemas de Cora Coralina

 

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar AQUI e escolher.

Foto de capa: Luis Elias