Médicos alertam para intervalo entre vacinação da H1N1 e COVID-19

Lorena Lázaro
Por Lorena Lázaro
6a66c555331395ae4889d06036ebd263

O período de vacinação contra o vírus influenza (H1N1) começou em todo País. Em Goiânia e Aparecida de Goiânia, a população já começa hoje as campanhas para alguns grupos de pessoas, crianças até 6 anos incompletos, gestantes e trabalhadores da saúde. O momento coincide também com a imunização da Covid19 19 que segue em todas as cidades do Estado. Médicos alertam para um período de pelo menos 14 dias entre uma e outra, para não prejudicar os efeitos delas.

 

Segundo o infectologista Hemerson Luz, o intervalo sugerido pelos profissionais é de 14 dias. A orientação médica vale para qualquer vacina do calendário ou para influenza no caso dos grupos que serão imunizados contra a covid-19.

 

Essa preocupação não inclui, por exemplo, crianças que ainda não tiveram testes comprovando a eficácia das atuais vacinas contra a covid-19.

 

Hemerson Luz explica que o intervalo de duas semanas é recomendado para que a vacina consiga gerar resultados, com a produção de anticorpos correspondentes aos efeitos de cada imunizante.

 

O período de 14 dias deve ser observado independentemente de qual vacina foi tomada primeiro. Então, se alguém receber imunizante contra a covid-19, deve aguardar pelo menos duas semanas antes de tomar qualquer outra vacina e vice-versa.

 

O infectologista comenta que os calendários foram pensados para evitar que uma pessoa tenha tomado a vacina contra a Influenza e, logo depois, chegue a sua vez na lista de grupos prioritários da campanha contra a covid-19. 

 

“O planejamento vai ser feito da seguinte forma: a vacinação contra a influenza vai começar por crianças e gestantes, que não estão incluídas na vacina da covid-19. Isso vai dar tempo de resposta para começar a campanha, enquanto os mais idosos estão sendo vacinados contra a covid-19”, afirma Hemerson Luz.

 

Se houver, no entanto coincidência dos períodos de vacinação fica mantida a orientação de esperar os 14 dias para não prejudicar nenhuma das duas. 

Saiba sobre a vacina contra H1N1 em Goiânia 

Saiba sobre a vacina contra H1N1 em Aparecida de Goiânia 

 

Redação com Agência Brasil 

Foto: Cotonbbro – ilustrativa / Pexel