Vacinação contra H1N1 começa nesta segunda-feira em Aparecida de Goiânia

A Secretaria Municipal de Saúde pretende vacinar, até o dia 9 de julho, 90% dos grupos prioritários

Anna Júlia Steckelberg
Por Anna Júlia Steckelberg
6010de9ce32ec2bc34a93fc851ada9e5

A 23º Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (H1N1) começa nesta segunda-feira, 12 de abril, em Aparecida de Goiânia. A Secretaria Municipal de Saúde pretende vacinar, até o dia 9 de julho, 90% dos grupos prioritários.  A campanha será dividida em fases e é importante seguir o cronograma corretamente. É preciso levar documentos pessoais, comprovante de endereço e o cartão de vacinação. No caso de puérperas, pessoas com comorbidades e profissionais de saúde devem levar ainda laudo médico e comprovante de vínculo empregatício.

Os grupos prioritários que devem comparecer aos postos de vacinação são: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres com filhos até 45 dias), povos indígenas e trabalhadores da saúde. Depois, será a vez dos idosos e dos professores. A coordenadora de Imunização da SMS de Aparecida, Renata Cordeiro, enfatiza que a vacina contra a Influenza é uma das medidas de prevenção mais importantes para proteger as pessoas da gripe, inclusive da H1N1, além de contribuir na redução da circulação viral na população, evitando complicações e óbitos.

“Desta forma, destaco que a Campanha de Vacinação é necessária para prevenir que a doença, que tem os mesmos sintomas da Covid-19, se propague entre as pessoas, principalmente aquelas do grupo prioritário. Reduzindo então as complicações e óbitos pela Influenza, não sobrecarregando também as unidades de saúde”. Renata explicou ainda que como as campanhas de vacinação contra a Covid e a Influenza acontecem no mesmo período, os idosos que tiverem recebido a vacina contra a Covid-19 devem esperar 14 dias para receber o imunizante contra a gripe.

Na intenção de conter a disseminação do vírus da Influenza no município, a Secretaria de Saúde aumentou os postos de vacinação. Serão 25 Unidades Básicas de Saúde (UBS), que funcionarão de segunda a sexta, das 8 às 17 horas. Aos finais de semana, além das UBS, a cidade contará com atendimentos em drive-thrus, conforme cronograma e disponibilidade de vacinas.

As unidades que estarão vacinando são:

 Centro de Saúde Papillon Park; UBS Bairro Independência; UBS Caraíbas; UBS Jardim dos Ipês; UBS Madre Germana; UBS Mansões Paraíso; UBS Buriti Sereno; UBS Pontal Sul II; UBS Cruzeiro do Sul; UBS Bairro Hilda; UBS Colina Azul; UBS Delfiore; UBS Bandeirantes; UBS Jardim Riviera; UBS Campos Elísios; UBS Parque Trindade; UBS Jardim dos Buritis; UBS Bela Vista; UBS Rosa dos Ventos; UBS Nova Olinda; UBS Retiro do Bosque; UBS Cândido de Queiroz; UBS Jardim Paraíso; UBS Expansul e UBS Santo André. Todas as unidades seguirão os protocolos de segurança sanitários, mantendo o distanciamento entre as pessoas e fila de espera ao ar livre, com distribuição de senhas.

Idosos acamados

Os responsáveis por idosos acamados podem se dirigir a qualquer uma das 25 UBS que realizam a vacinação contra a Influenza para agendar o atendimento residencial. Já os idosos institucionalizados serão vacinados in loco por profissionais de saúde conforme cronograma organizado pela Coordenação de Imunização da SMS.

Dia D

Para melhorar o atendimento aos grupos prioritários, a Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida realizará os Dias D de vacinação contra a Influenza, no decorrer dos dois meses de campanha. “Buscamos com esses Dias D evitar filas e tumultos nas unidades de Saúde do município, protegendo as pessoas dos grupos prioritários. Por isso, teremos postos em formato drive-thru em determinados dias neste período de campanha”, informou a coordenadora de Imunização.

Os postos de drive-thrus nos Dias D da campanha serão na Cidade Administrativa Luiz Alberto Maguito Vilela (Setor Solar Central Park); Centro de Especialidades (Jardim Boa Esperança) e no estacionamento do Aparecida Shopping (Setor Serra Dourada).

 

Lista completa com as fases de vacinação contra a Influenza em Aparecida:

1ª fase, de 12/04 a 10/05/2021

– Crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses

– Gestantes

–  Puérperas

 

2ª fase, de 15/05 a 08/06/2021

– Idosos acima de 60 anos

– Professores

 

3ª fase, de 09/06 a 09/07/2021

– Comorbidades

– Pessoas com deficiência permanentes ou condições especiais

– Caminhoneiros

– Trabalhadores do Transporte Coletivo

– Trabalhadores Portuários

– Força de Segurança e Salvamento

– Forças Armadas

– Funcionários do Sistema prisional

– População privada de liberdade

 

Cronograma dos Dias D:

17/04/2021 (sábado)

– Crianças de 06 meses a 3 anos

– Gestantes

– Puérperas

 

24/04/2021 (sábado)

– Crianças de 3 anos a menores de 6 anos

– Gestantes

– Puérperas

 

01/05/2021 (sábado)

– Trabalhador de Saúde

 

15/05/2021 (sábado)

–  Idosos 60 anos e mais

 

22/05/2021 (sábado)

– Idosos 60 anos e mais

 

29/05/2021 (sábado)

– Professores de escolas públicas e privadas

 

19/06/2021 (sábado)

– Pessoas com comorbidades

– Pessoas com deficiência permanente

 

26/06/2021 (sábado)

– Pessoas com comorbidades

– Caminhoneiros

– Trabalhadores portuários

 

03/07/2021 (sábado)

– Transporte Coletivo

– Força de Segurança e Salvamento

 

Fique por dentro da vacinação em Goiânia: Vacinação contra a gripe H1N1 em Goiânia terá início na próxima segunda, dia 12

Foto: Claudivino Antunes (arquivo campanha de 2020)