Goiânia é a primeira cidade do país a incorporar vacina contra Covid-19 na rotina dos postos de saúde

População com 18 anos ou mais pode procurar qualquer uma das 50 unidades de saúde disponíveis que aplicam as vacinas

Thaís Muniz
Por Thaís Muniz
49d072c2e14be28fd25e774d2068d2f0

Goiânia continua vacinando a população acima de 18 anos contra Covid-19, nesta terça-feira (28/9), nas 50 salas disponíveis para vacinação de rotina. O município é o primeiro do país a incorporar a vacina na rede municipal como rotina, que faz parte do Plano Nacional de Imunização (PNI).

O Secretário de Saúde, Durval Pedroso reforçou a importância de procurar um posto de saúde caso o indivíduo ainda não tenha se vacinado: “A aplicação da primeira dose da vacina contra Covid-19 em pessoas a partir de 18 anos nas salas de vacinação de rotina, é mais um passo que Goiânia dá para facilitar o acesso da população a essa vacina tão importante. Por isso, se você ainda não se vacinou e tem um posto próximo a você, não deixe de ir”.

Para os grupos específicos que vão tomar a terceira dose, como os idosos a partir de 70 anos que receberam a segunda dose até o dia 28 de março e os imunossuprimidos com 50 anos ou mais que tiveram mais de 28 dias de intervalo da segunda dose, podem se dirigir especificamente para um dos nove postos na modalidade pedestre ou o drive thru no Shopping Passeio das Águas, sem agendamento. Aqueles que ainda não tomaram nenhuma dose contra a doença podem se dirigir às unidades e receber o imunizante.

Adolescentes de 12 a 14 anos com comorbidades, deficiência permanente, gestantes e puérperas, além dos que têm entre 15 e 17 anos, podem comparecer em qualquer um dos oitos pontos exclusivos para eles, porém, devem agendar com antecedência no site ou aplicativo da Prefeitura.  

Aqueles que necessitem receber a segunda dose e estão com data no cartão agendada para o dia 28 de setembro, além dos atrasados para as vacinas Pfizer, Coronavac e Astrazenca, deverão se dirigir a qualquer um dos 15 postos disponíveis. Existe ainda a possibilidade de utilizar o drive-thru para aqueles que receberam a Pfizer, especificamente. 

O site da Prefeitura tem todas as atualizações de locais, grupos e outras informações. Em caso de dúvidas, basta acessar o Imunizagyn.

 

Mais de 16 mil adolescentes já receberam a primeira dose em Goiânia

Cerca de 16.728 adolescentes com idade entre 12 e 17 anos já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Goiânia, até a manhã desta terça-feira (28), com dados da Secretaria Municipal de Saúde. Com isso, a capital atingiu a marca de 86,96% de vacinas aplicadas do total repassado da Secretaria de Estado de Saúde (SES-GO).

Na segunda dose ou com a vacina em dose única, são 588.016 pessoas que estão com a vacinação completa até o momento, entre a população a partir de 18 anos. Isso significa que Goiânia atingiu a marca de 50,3% dos adultos totalmente imunizados contra o coronavírus.

 

Imagem: Divulgação Saúde

Veja também:

Goiânia mantém vacinação contra a Covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos

Farmacêutica inicia testes de vacina única contra a Covid-19 e a gripe