Goiânia mantém vacinação contra a Covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos

Decisão foi mantida após nota técnica do Ministério da Saúde que tirou os jovens da lista de grupos

Thaís Muniz
Por Thaís Muniz
6d6891784e028a7abd77e5316f24368f

O Ministério da Saúde tirou os adolescentes entre 12 a 17 anos sem comorbidades, da lista de grupos cuja vacinação contra a Covid-19 é recomendada. Por meio de uma nota informativa, divulgada na noite desta quarta-feira, 15, a pasta pede que sejam vacinados apenas os adolescentes que apresentem deficiência permanente, com comorbidades ou privados de liberdade. 

 

Entretanto, as Secretarias de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) e a Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) decidiram não acatar a resolução proposta e vão manter  a vacinação dos adolescentes, por ordem decrescente de idade e sem demais alterações. 

 

Até o momento, é priorizada a vacinação de adolescentes que apresentam deficiências, que estejam cumprindo medidas socioeducativas, gestantes e puérperas, e em seguida, a imunização seguirá normalmente para todos os jovens. Em comunicado, o Governo de Goiás esclareceu que ‘’O Estado, via Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), já solicitou esclarecimentos sobre o assunto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e aguarda posicionamento. Por fim, reitera-se que, caso surjam atualizações sobre a vacinação de adolescentes, o assunto será amplamente divulgado à população goiana.’’

 

Os argumentos do Ministério da Saúde para essa interrupção são que a maioria dos adolescentes sem comorbidades acometidos pela doença, apresentaram evolução benigna, assintomáticos ou com sintomas leves.

 

 

Confira na íntegra a nota da SMS Goiânia, sobre o caso:

“A respeito da NOTA TÉCNICA Nº 40/2021 do Ministério da Saúde orientando que seja restringida a vacinação contra a Covid-19 de adolescentes entre 12 e 17 anos somente para aqueles que apresentem deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade, a Secretaria de Saúde de Goiânia (SMS) esclarece que seguirá decisão da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) que, em reunião na manhã desta quinta-feira (16/9) manteve, sem alteração, a vacinação dos adolescente conforme a RESOLUÇÃO Nº 205/2021 de 19 de agosto de 2021. 

 

 

SECRETARIA DE SAÚDE DE GOIÂNIA”.

 

 

Veja os locais onde adolescentes podem se vacinar na capital:

1ª dose para jovens de 17 anos e adolescentes de 12 a 16 anos – com agendamento

Modalidade pedestre e o horário de funcionamento das 8h às 17h. O agendamento será disponibilizado pelo aplicativo Prefeitura 24 Horas ou pelo site da Prefeitura de Goiânia.

– CS Parque Industrial João Braz: Rua Rodrigues Alves, Qd. 52 Lt. 14/15, Pq. Industrial João Braz

– USF Residencial Itaipu: Rua RI-8 com RI-31, Qd. 107 Lt. 19/20, Residencial Itaipu

– USF Leste Universitário: Rua 218, Qd. A-2 Lt. 10, Setor Leste Universitário

 

Imagem: Divulgação Secom

Veja mais:

Veneno de cobra nativa do Brasil contém molécula capaz de bloquear o Coronavírus

3ª dose da vacina contra a Covid-19 será aplicada apenas em grupos de risco

Farmacêutica inicia testes de vacina única contra a Covid-19 e a gripe