Conheça um lugar espetacular e perfeito para banho, rapel e pêndulo em Goiás

'Balanço da Dani Monteiro' é realizada na exuberante Cachoeira do Funil, em Mambaí

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
1e9c9f0230a8e5cca1625c95670e32db

Mambaí é uma cidadezinha no interior de Goiás, quase na divisa com o estado da Bahia. Está a cerca de 315 km de Brasília e 500 km de Goiânia, situada na Área de Proteção Ambiental (APA), nas nascentes do Rio Vermelho.

Chamado originalmente de Riachão, o local era conhecido pela produção de látex de mangaba, fruta típica do Cerrado, que era extraído pelos pioneiros vindos da Bahia, onde a junção de mangaba e Bahia, resultou no nome atual, Mambaí. A cidade de pouco mais de 7 mil habitantes, fica em uma ramificação montanhosa da Serra Geral e no mesmo complexo rochoso de Terra Ronca, e é um tesouro desconhecido para a maioria dos goianos.

A região ainda abriga mais de 200 cavernas, muitas grutas, cachoeiras, quedas livres ideais para a prática de trekking, rapel e tirolesa

Há alguns anos, essa pequena cidade no interior do Goiás tem despertado interesse nos amantes de natureza e turismo de aventura. E falando em explorar esse paraíso, o repórter fotográfico do Curta Mais, Marcos Aleotti, registrou o desafiador ‘Balanço de Dani Monteiro’.

O Pêndulo é uma atividade que consiste no “balanço”, apoiado por equipamentos de rapel. A atividade do Pêndulo em Mambaí é mais conhecida por “Balanço da Dani Monteiro” é realizada na exuberante Cachoeira do Funil. Trata-se de um balanço feito com uma cadeira de escalada que vai presa a uma corda estática e que balança entre a queda da cachoeira, de um lado para o outro, indo de acordo com o impulso do praticante.

O balanço recebeu esse nome em homenagem a apresentadora Dani Monteiro, que foi convidada a conhecer a cidade de Mambaí e estrear essa novidade na Cachoeira do Funil. Diante de tanto entusiasmo da apresentadora, o pêndulo recebeu o seu nome da mesma. O acesso até o atrativo é fácil, são 6 km do centro da cidade de Mambaí por asfalto em ótimo estado de conservação mais uma bela trilha de 900m.

No mesmo local, na Cachoeira do Funil, tem a opção também da prática do rapel, uma das atividades de aventura mais praticadas na região.

Recomendações:
Use calçados apropriados;
Leve água, repelente, chapéu e filtro solar;
Leve lanches para poder ficar um tempo maior;
Uma pequena mochila é suficiente para o passeio. Evite pesos desnecessários;
Não deixe lixo no local, não faça fogueiras;
Respeite a natureza.

 

Como chegar em Mambaí:
Partindo de Goiânia, pela GO-060 até Brasília, na capital federal, segue-se pela BR-020 passando pela cidade de Formosa seguindo rumo a Alvorada do Norte/GO.

Após 6 km passados de Alvorada do Norte seguir à direita no trevo para Buritinópolis, pegando a GO-236 e seguir por mais 45 km até chegar a Mambaí.

Dicas, roteiros e outras informações:
Assim como na maioria dos atrativos da região, o Poço Azul é obrigatório a contratação de um guia, além de seguro, torna o passeio enriquecedor. Para agendar passeios e organizar todo o seu roteiro, na cidade de Mambaí existem duas agências que oferecem os passeios, guias e instrutores para os esportes de aventura.

Agência Mambaí Adventure
Site: http://www.mambaiadventure.com.br/
Telefone: (62)9 9978-5979

Cerrado Aventura, Mambaí
Site: https://cerradoaventuramambai.com.br/
Telefone: (62) 9 9853-1497

 

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar AQUI e escolher.

 

Fotos: Marcos Aleotti/Curta Mais