De tirar o fôlego: uma das tirolesas mais altas do Brasil fica num paraíso em Goiás

A tirolesa cruza o cânion do Córrego das Dores que possui uma das vistas mais belas da região

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
14f48a61ab1c02b2a24194bbece57dac

Mambaí é uma cidadezinha no interior de Goiás, quase na divisa com o estado da Bahia. Está a cerca de 315 km de Brasília e 500 km de Goiânia, situada na Área de Proteção Ambiental (APA), nas nascentes do Rio Vermelho. Chamado originalmente de Riachão, o local era conhecido pela produção de látex de mangaba, fruta típica do Cerrado, que era extraído pelos pioneiros vindos da Bahia, onde a junção de mangaba e Bahia, resultou no nome atual, Mambaí. A cidade de pouco mais de 7 mil habitantes, fica em uma ramificação montanhosa da Serra Geral e no mesmo complexo rochoso de Terra Ronca, e é um tesouro desconhecido para a maioria dos goianos. A região ainda abriga mais de 200 cavernas, muitas grutas, cachoeiras, quedas livres ideais para a prática de trekking, rapel e tirolesa. 

E falando em tirolesa, Mambaí abriga uma das maiores tirolesas do Brasil, A imponente tirolesa cruza o cânion do Córrego das Dores é uma das mais altas do Brasil, com 102 metros de altura e 320 metros de extensão e não é necessário o praticante ter nenhum tipo de experiência.

A tirolesa é uma atividade esportiva de aventura originária da região do Tirol, na Áustria. Consiste em um cabo aéreo ancorado entre dois pontos, pelo qual o praticante se desloca através de roldanas conectadas por mosquetões a um arnês. Tal atividade permite ao praticante a sensação de sobrevoar o terreno que passa por baixo, sem exigir esforço físico do praticante.

São 16 km de Mambaí por asfalto e a trilha é de 400m até plataforma de salto. Em sua travessia terá uma sensação única de voar contemplando o cânion do Córrego das Dores e podendo vislumbrar a enorme boca da caverna Lapa do Penhasco, com uma paisagem surreal!

No mesmo local da tirolesa, se encontra um pouco abaixo do quiosque que fica o ponto de chegada, cerca de 50 metros se encontra o Mirante dos Namorados (confira abaixo).

No local possui uma vista incrível, onde o Rio Vermelho, o maior rio da região se encontra com o córrego das Dores, em determinadas épocas, é um ótimo local para contemplar ao pôr do sol!

Recomendações:
Use calçados apropriados;
Leve água, repelente, chapéu e filtro solar;
Leve lanches para poder ficar um tempo maior;
Uma pequena mochila é suficiente para o passeio. Evite pesos desnecessários;
Não deixe lixo no local, não faça fogueiras;
Respeite a natureza.

Como chegar em Mambaí:
Partindo de Goiânia, pela GO-060 até Brasília, na capital federal, segue-se pela BR-020 passando pela cidade de Formosa seguindo rumo a Alvorada do Norte/GO.

Após 6 km passados de Alvorada do Norte seguir à direita no trevo para Buritinópolis, pegando a GO-236 e seguir por mais 45 km até chegar a Mambaí.

Dicas, roteiros e outras informações:
Assim como na maioria dos atrativos da região, o Poço Azul é obrigatório a contratação de um guia, além de seguro, torna o passeio enriquecedor. Para agendar passeios e organizar todo o seu roteiro, na cidade de Mambaí existem duas agências que oferecem os passeios, guias e instrutores para os esportes de aventura.

Agência Mambaí Adventure
Site: http://www.mambaiadventure.com.br/
Telefone: (62)9 9978-5979

Cerrado Aventura, Mambaí
Site: https://cerradoaventuramambai.com.br/
Telefone: (62) 9 9853-1497

Fotos: Marcos Aleotti/Curta Mais