Conheça Cocalzinho de Goiás

Localizada no interior de Goiás, Cocalzinho guarda belas paisagens, um cerrado preservado e muitos atrativos turísticos, vem com a gente

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
afe6b89a00626f7898189b55ed48c9d5

Nosso estado de Goiás esconde grandes preciosidades da natureza, formações rochosas, fontes de água, belíssimas cachoeiras e muito mais. Fato é que, nos últimos dias uma pequena cidadezinha goiana caiu na boca dos brasileiros: Cocalzinho de Goiás. 

Localizada a cerca de 130 km de Goiânia e 104 km de Brasília, Cocalzinho abriga pouco menos de 20 mil habitantes. Além de ser composta pelos distritos de Edilândia, Girassol, Buriti da Sardinha e Antônio Manuel.

Fundada em 1990, a cidade nasceu para dar suporte à construção da nova capital do país, Brasília. Para atender a forte demanda que vinha de lá, uma fábrica foi instalada na zona rural de Corumbá de Goiás no ano de 1961. Por ali se desenvolveu um distrito, que obteve sua emancipação apenas em 1990, ganhando o nome de Cocalzinho de Goiás.

O município é uma graça, cercado por vários rios, como Corumbá, Areias, Oliveira Costa e Verde, sem falar em suas paisagens belíssimas. Por ali também se encontra o Parque Estadual da Serra dos Pirineus, considerada a maior serra da Bacia Amazônica e do Rio Paraná, que abrange as regiões também de Pirenópolis e Corumbá.

Leia também:

Cocalzinho de Goiás

Wine’ n Music 2016 apresenta vinho produzido em Cocalzinho de Goiás

Cocalzinho de Goiás é uma divertida opção de bate-volta com ecoturismo nos arredores de Goiânia

O que fazer em Cocalzinho de Goiás

Caverna dos Ecos

Além disso, em Cocalzinho ainda há a Caverna dos Ecos que possui como rocha de encaixe o micaxisto e o calcário. Lá pode ser o lugar perfeito para uma caminhada com guias que duram, em média, cinco horas e é comum a prática do rapel. Ou o lugar perfeito para um foragido da polícia se esconder por dias. 

caverna

Também conhecida por “Gruta dos Ecos”, a caverna fica em Girassol, o local possui uma beleza ímpar, com diversos salões, rochas e também o maior lago subterrâneo da América do Sul, apresentando 300 metros de comprimento, 50 de largura e cerca de 15 de profundidade.

Para se ter ideia, a caverna foi descoberta no ano de 1970 e conta com nada menos que 1.275 metros de extensão e, ao todo, cerca de 150 metros de profundidade. Na parte interna é possível contar com 6 divisões entre os salões, onde cada um ganha um nome: Salão da Entrada, Salão das Nuvens, Galerias do Lago, Mirim e Açu, sem falar que ainda há os Salões do Morcego e do Piano.

É tudo incrível e garante cenários paradisíacos aos visitantes. No entanto, vale lembrar que a visita precisa ser acompanhada de um guia e ainda é preciso ter muito cuidado, já que há rochas e outros obstáculos no meio do caminho, que podem acabar provocando acidentes.

Nessa região ainda há a Cachoeira de Girassol que conta com uma estrutura completa, com restaurantes, trilhas, hospedagem, área de camping e muito mais. 

Vinícola 

Internacionalmente reconhecida e no meio de Goias, a Fazenda Pireneus Vinhos e Vinhedos, localizada na cidadezinha, é uma ótima opção para quem quer um passeio diferente. 

vinicola

A fazenda conta com grandes plantações de uva, degustação de vinhos, além de uma experiência incrível no local. Um verdadeiro convite à Europa em meio ao cerrado. 

Contato com o Cerrado

Cocalzinho foi erguida às margens do Rio Corumbá e é o portal de entrada do corredor turístico dos Pireneus. Dono de uma flora e fauna riquíssimas e possuindo um relevo geográfico muito irregular, a região é cortada pelo Divisor Continental de Águas, que separa as bacias dos rios Amazonas e do Prata. Portanto, como já dito, são inúmeras as nascentes que crescem até formarem os principais rios da América do Sul. 

cerrado

A geomorfologia, junto com sua rede hidrográfica, propiciou o surgimento de muitas cachoeiras e belas paisagens. Além de possuir representações do cerrado rupestre, cerrado ralo e cerrado típico, tendo ocorrência de características campestres, savânicas, mata de galeria e florestais.

Parque dos Pirineus

Por fim, para completar o pacote das belezas, no entorno de Cocalzinho há inúmeras serras, com morfologia bastante acidentada, são elas: serra do Olho D’água, a serra do Bicame, a serra dos Pireneus, a serra de Cocalzinho, a serra do Mundo Novo, a serra Dourada e a serra da Cordilheira.

Cocalzinho de Goiás abriga uma das áreas mais preservadas da Serra dos Pirineus, com uma fauna e flora muito diversas. É uma excelente pedida para quem busca trilhas e contato com a natureza.

Além disso, dentro da serra há o Hotel Fazenda Tabapuã dos Pirineus, onde o turista pode aproveitar um day-use e usufruir de uma bela cachoeira (Cachoeira dos Pirineus) e se aventurar em uma grande tirolesa, com vista panorâmica da serra. 

tirolesa

cachoeria

Com paisagens naturais e muitos mistérios, a pequena cidade goiana abriga pontos de ecoturismo de tirar o fôlego Todo o conjunto de condições geográficas e físicas possibilitaram à cidade, pouco conhecida e explorada, ser um destino turístico único.