Conheça a extensa ciclovia que liga países da Europa com percurso para castelos e paisagens incríveis

O percurso que faz ligação com três países conta com cidades históricas e hotéis para descanso

Rafael Campos
Por Rafael Campos
0c072cbb2f35ad7e85bab03dc39b6cff

Já imaginou conhecer três países, visitar paisagens incríveis e conhecer castelos utilizando apenas uma bicicleta? Na Europa, isso é possível!

 

Considerada uma das maiores ciclovias europeias, a Vennbahn faz ligação com três países do continente, sendo eles: Alemanha, Bélgica e Luxemburgo. O trajeto da pista exclusivamente para bicicletas, se estende em 125 quilômetros aproximadamente e foi construído ao lado de uma antiga linha ferroviária desativada feita para transportar carvão e ferro em 1885.

 

Você também vai gostar de ler:

 

Conheça 5 países onde é possível trabalhar com o visto do estudante

 

10 cidades em Goiás para você levar sua bike

 

6 lugares para visitar em Goiânia sem precisar sair da Avenida Anhanguera

 

Restaurantes em Goiânia perfeitos para um almoço de negócios

 

 

 

 


Extensão da ciclovia que percorre três países. Foto: Vennbahan/Divulgação

O percurso da ciclovia se inicia na cidade de Aachen, no oeste da Alemanha, percorre pelo território belga e finaliza em Troisvierges, uma pequena cidade localizada no norte de Luxemburgo. A duração das pedaladas varia muito da disposição do ciclista, pois no trajeto existem pousadas e hotéis que dão direito ao viajante descansar e continuar o trajeto em um outro momento. De acordo com os relatos, há viajantes que cumpriram o trajeto entre 8 e 10 horas, como também, viajantes que exploraram a rota por mais de um dia.

 

Por ter sido construída próxima à linha ferroviária, a ciclovia possui uma pista sem grandes encostas e estradas pavimentadas. É proibido a permissão de veículos motorizados no trajeto, o que oferece ao ciclista mais tranquilidade e segurança durante a viagem. Sem contar que para turistas que pretendem conhecer as paisagens sem muita pressa ou tem interesse em fazer um passeio com amigos ou família, são fornecidos pacotes de viagens com muitos benefícios.

 

Além do passeio, companhias oferecem um combo que permite o viajante desfrutar estadias em hotéis, café da manhã, almoços, piqueniques e até retorno ao destino de partida em transporte comum, com os custos que variam entre € 365 e € 710. O turista também tem direito de usar a sua própria bike, como também realizar o aluguel do transporte de duas rodas, incluindo este custo dentro do pacote que desejar.

 

O trajeto ainda permite que o viajante busque por rotas secundárias com objetivo de conhecer outras paisagens que não estão localizadas exatamente na rota Vennbahan. Segundo a principal companhia responsável Discover The Vennbahan, há no máximo 11 “loops” – assim chamados as rotas alternativas -, que variam entre 30 e 50 quilômetros, com grau de dificuldades alternados, mas que levam para o mesmo destino final.

 

Seja pela rota principal ou pelos atalhos no entorno, o ciclista poderá apreciar paisagens como,o Museu de Cerâmica Raeren, localizado em um castelo com fosso (Alemanha); a cidade Aachen (Alemanha), classificada como Patrimônio Mundial pela Unesco; o Lago Butgenbach (Bélgica) ou Túnel do Morcego (Luxemburgo), entre outros destinos.

 

Confira alguns lugares que podem ser vistos na rota de Vennbahan:

 

Aachen – Wikipédia, a enciclopédia livre
Cidade de Aachen, Alemanha. Foto: Divulgação

 

Monschau, a cidade de contos de fadas que aspira a ser de outra época ·  Jornal Midiamax
Cidade de Monschau. Foto: Divulgação

 

Reuland Castle • Stronghold » outdooractive.com
Reuland Castle, Bélgica. Foto: Divulgação

 

Pottery museum Raeren • Museum » outdooractive.com

Pottery Museum Raeren. Foto: Divulgação

 

Foto: Vennbahan/Divulgação