Companhia aérea brasileira investe US$ 1 bi em ‘carro voador’ elétrico para rotas curtas

A companhia Azul firmou uma parceria estratégica com a fabricante alemã de “carros voadores” Lilium para trazer ao país os aviões elétricos

Lorena Lázaro
Por Lorena Lázaro
81f239926184608ca576f12740b531b3

 

A companhia Azul firmou uma parceria estratégica com a fabricante alemã de “carros voadores” Lilium para trazer ao país os aviões elétricos. De acordo com informações do portal de notícias econômicas, Valor, a brasileira deve encomendar 220 aeronaves eVTOL com um investimento da ordem de US$ 1 bilhão.

 

A aeronave tem autonomia para 240 quilômetros e a sua configuração é para seis passageiros mais o piloto . 

Por meio dessa potencial malha aérea, a companhia pretende conectar grandes centros econômicos, regiões metropolitanas, cidades turísticas, condomínios residenciais e aeroportos.

 

“Pode ser o ‘Uber dos céus’. Como essa aeronave pode decolar verticalmente, como um helicóptero, podemos usar pequenos aeroportos ou até mesmo os helipontos instalados nas grandes cidades”, afirmou o presidente da Azul, John Rodgerson. 

 

Entre as rotas que a Azul avalia operar com essas aeronaves estão Campinas a Santos, Campinas a Campos de Jordão, São Paulo a São José dos Campos, Rio de Janeiro a Búzios. 

01f3868b70816428107d5befcc246f97.jpg

“Essas aeronaves devem ser certificadas ao longo de 2024 para começarmos a operar em 2025. Já estamos conversando com a Anac [Agência Nacional de Avião Civil] para a elaboração das regras de operação desses carros voadores.” 

Foto: Divulgação 

Leia também: 

Pesquisadores brasileiros transformam casca de tamarindo em combustível 

 Cientistas descobrem proteína capaz de impedir o avanço do câncer