Cidade de Goiás: a histórica capital goiana com arquitetura impressionante

Seu legado colonial é tão valioso que é considerado Patrimônio Cultural da Unesco

Ana Karoline
Por Ana Karoline
ebb77afcf3660ad232570d018b9e66c3

As ruas feitas de pedras e as casas de pau a pique são o retrato do que é preservado no coração do Brasil. A cidade de Goiás, que fica a 140 km da capital, é o berço da cultura goiana, que completa nesta terça-feira (14) duas décadas como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, título que lhe foi dado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

O centro histórico da Cidade de Goiás faz lembrar uma época do Brasil conhecida como Ciclo do Ouro. Quando os bandeirantes chegaram no estado, há quase 300 anos, fundaram o povoado que recebeu o nome de Arraial de Santana, passou a se chamar Vila Boa e se tornou a primeira capital do estado.

Tal mudança justifica as construções preservadas da região, que chegam a ser 90% em estilo barroco-colonial. Tombado, o cenário urbano, bastante simples e interiorano, é semelhante ao das cidades históricas de Minas Gerais, como Ouro Preto. Entre os tesouros naturais da cidade, destacam-se as Ruínas do Antigo Arraial de Ouro Fino. 

Esta antiga vila, fundada em 1727 por Bartolomeu Bueno da Silva Filho, conta uma parte fascinante da história de Goiás. No século XVIII, a área era um importante centro para a busca de ouro no Rio Uru. Agora, as ruínas desse antigo povoado formam um sítio arqueológico impressionante, sendo cuidadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com supervisão do Estado de Goiás.

E a história desta cidade não pode ser contada sem passar por Cora Coralina, a poetisa mais conhecida e admirada do estado e uma das maiores referências da literatura em todo o Brasil. Dos 95 anos que viveu, cerca de 30 foram na casa onde hoje é o Museu Casa de Cora Coralina, que mantém a história dela viva. O espaço é administrado pela professora aposentada e “pupila” da poetisa, Marlene Vellasco, que faz questão de destacar a importância do título para a cidade.

Créditos da imagem de capa: Rota de Viagens

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar AQUI e escolher.

>Veja também<

Saiba por que a cidade de Goiás se torna a capital do Estado 1 vez por ano

O que fazer na histórica Cidade de Goiás em 48 horas

‘Essa é uma cidade pra você visitar’, diz William Bonner sobre a Cidade de Goiás

Cidade de Goiás: cenário digno de cinema