Jane’s Bike Art Déco: passeio de bicicleta pelos monumentos Art Déco de Goiânia

Marcelo Albuquerque
Por Marcelo Albuquerque
e8b5db5727dd25b0ac23d8b7a9045002

Goiânia tem um dos acervos art déco mais ricos do mundo. A paisagem do Centro histórico da capital é marcada belos traços da arquitetura marcante da década de 1920. Apesar de  muitos prédios estarem em situação de abandono, como é o caso da antiga Estação Ferroviária, fato denunciado pelo Curta Mais, muitos endereços ainda valem a visita, Teatro Goiânia e o Museu Zoroastro Artiaga, por exemplo.

Uma boa iniciativa, que serve para chamar a atenção e conhecer de perto essa história, é o Jane’s Bike Art Déco. Um passeio guiado de bicicleta pela cidade, explorando e conhecendo os monumentos Art Déco. O pedal vai acontecer no dia 8 de maio, a partir das 9 horas com saída no Castelinho do Lago das Rosas (coreto frente à Av. Anhanguera).

O evento organizado pela “Sobreurbana Intervenções Urbanas e Culturais” foi marcado no Facebook e até as 21 horas da segunda-feira (4) contava com 47 convidados (a metade confirmada).

Abaixo, o texto do convite:
Vocês sabem o que é Art Déco? O Art déco é um movimento que ocorreu no ramo das artes, com origem na Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas, ocorrida no ano de 1925, em Paris. Esse movimento era associado com o sentimento do moderno, industrial, cosmopolita e exótico. Goiânia era fundada em 1937 trazendo uma sensação de novo e moderno aos cidadãos já residentes no estado. Então, nada melhor para representar o progresso e o moderno do que edifícios imponentes que seguissem a vertente em moda na época, o Art Déco. Você sabe quais são as características desse movimento na arquitetura? Saberia identificar algum edifício que segue esse movimento? Na arquitetura as principais características do Art Déco são, o Uso de formas geométricas, linhas circulares ou retas estilizadas, influências do construtivismo, futurismo e cubismo, entre outras.