Antiga Estação Ferroviária de Goiânia é o retrato do abandono

Cartão postal e ponto turístico da capital, prédio é um dos principais acervos do patrimônio art déco

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
eb202235cbaaed9e0e8192b81acb2282

Curta Mais visitou a antiga Estação Ferroviária de Goiânia e viu o lugar como pouca gente vê. As imagens retratam o abandono do poder público é de deixar qualquer goianiense inconformado. Embora o Plano Municipal de Cultura estabeleça ações que tornam a Estação Cultura de Goiânia (antiga Estação Ferroviária), em um centro de informação turística, a realidade é bem diferente disso.

Estação

Para quem avista a antiga Estação Ferroviária de longe, pode parecer só mais um prédio abandonado no centro da Capital, mas o descaso vai além dos danos físicos – internos e externos. Trata-se do total desinteresse de preservar a nossa cultura e a nossa história. O relógio já não funciona e algumas salas viraram depósito de entulhos. Murais, posicionados na região central da entrada da Estação Ferroviária de Goiânia, que foram pintados pelo Frei Nazareno Giuseppe Confaloni (Viterbo, Itália, 1917 – Goiânia, Brasil, 1977), um dos ícones e pioneiros da arte moderna no Centro-Oeste, ainda está em boa conservação, mas está em perigo.

Estação

Na área externa o mato toma conta da locomotiva, moradores também reclamam da falta de segurança no local. Mas nem sempre foi assim. O local já foi palco de várias atividades culturais, entre elas, o projeto “Nos Trilhos do Choro”, que hoje acontece na Rua do Lazer. Um ponto de cultura que precisa ser resgatado.

trem

Curta Mais ouviu representantes da Prefeitura de Goiânia e do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan). Segundo a gerente de patrimônio artístico e cultural da Secretaria Municipal de Cultura, Diolinda Taveira, hoje o prédio está funcionando apenas como ponto de apoio para servidores da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg). Ela esclareceu ainda, que existe um projeto de restauração para a Estação Cultura que aguarda verba federal.

Estação

A assessoria de comunicação da superintendência do Iphan, informou que foram contempladas duas obras em Goiânia pelo PAC das Cidades Históricas: a revitalização da Praça Cívica e a restauração da Estação Ferroviária, na Praça do Trabalhador. Ela explicou que a segunda obra está em análise no Diretoria do PAC, em Brasília e ainda não há previsão de valores e datas para liberação.

 

Estação

 

Nós, do Curta Mais, esperamos que sejam tomadas providências urgentes, não podemos deixar nosso Patrimônio nesse estado de abandono.

Estação       Teto      Entulho

Entulho       teto      Teto