Uma das portarias da Serra da Canastra fica pertinho de Uberlândia; ideal para um bate e volta

Maior gruta de arenito da América Latina também é atração no local

developer
Por developer

A 185 km de Uberlândia, a cidade de Sacramento está localizada na microrregião de Araxá, também no Triângulo Mineiro. Apesar de pequena, a cidade é uma ótima opção de destino para quem curte ecoturismo e turismo de aventura, já que é repleta de belezas naturais.

Sacramento é bem frequentada por turistas, principalmente porque é uma das portarias do Parque Nacional da Serra da Canastra, juntamente com outras cidades mineiras, como São Roque de Minas, São João Batista e São José do Barreiro. O parque, por ser rico em cachoeiras, lagos, fauna e flora e por guardar a nascente do Rio São Francisco, é um dos principais do país, e tanto reconhecimento acabou fazendo de Sacramento um destino obrigatório na rota de quem gosta de explorar o interior de Minas Gerais.

A portaria do parque está a 60 km da cidade. Mais próximo da área urbana há outros atrativos naturais, como cachoeiras e lago da usina hidrelétrica de Jaguara. A atração mais visitada é a Gruta dos Palhares, parcialmente urbanizada, a maior caverna de arenito das Américas. Fica a 12 km da cidade. Tem restaurante e lanchonete, piscina, quiosques e quadras de esportes.

Outras atrações de Sacramento:

Igreja Matriz: erguida no local da primitiva capela de 1820, foi reconstruída em estilo neoclássico cem anos depois. A imagem da Virgem Maria que ocupa o altar-mor chegou à cidade em meados do século 19.

Museu Histórico: reúne cerca de quinhentas peças, equipamentos, materiais e pinturas que contam a história do município.

Centro Espírita Eurípedes Barsanulfo: casa onde residiu o médium Eurípedes Barsanulfo, referência do espiritismo no Brasil. O médium era natural de Sacramento. Espíritas de todo o Brasil visitam também o túmulo do médium no cemitério local.

Estação dos Bondes Elétricos: antiga estação, de 1913, hoje ocupada por uma loja de doces e artesanato.

Usina Cajuru: também de 1913, fica a 4 km da cidade, às margens do rio Borá. Fornecia energia elétrica para a Estação dos Bondes e para as cidades de Sacramento e Conquista.

Fotos por Fred Carvalho / Divulgação

Foto capa: Angelo Dalbo

Siga Curta Mais nas redes sociais:

Curta Mais no Facebook

Curta Mais no Instagram

Curta Mais no Twitter