Trilhas do Parque Estadual do Pau Furado são abertas para ciclistas, em Uberlândia

O passeio de bike foi liberado por um único dia em 2012

developer
Por developer

A partir desta sexta-feira (31) o Parque Estadual do Pau Furado, reaberto ao público recentemente, vai liberar atividades e passeios para ciclistas. Desde a criação do espaço, em 2007, a prática de ciclismo não era regulamentada.

O Parque é a primeira Unidade de Conservação de Proteção Integral localizada no Triângulo Mineiro e foi criado a partir de uma medida de compensação florestal estabelecida pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) durante o processo de licenciamento ambiental do Complexo Energético Amador Aguiar (Usinas Hidrelétricas Capim Branco I e II). O parque possui 2,2 mil hectares e abrange os municípios de Uberlândia e Araguari.

Entre os objetivos da criação da unidade, estão a preservação de ecossistemas naturais, proteção da fauna e da flora regional e das nascentes dos rios e córregos da região. Além disso, criar condições para o desenvolvimento de pesquisas e estudos científicos, desenvolver atividades de educação ambiental, e impulsionar o turismo ecológico na região, mantendo a preservação integral do patrimônio natural.

O Parque Estadual do Pau Furado ficará aberto ao público de terça à domingo, incluído feriados, das 8h às 16h, e os visitantes devem entrar até as 15h. De terça a sexta, o atendimento será realizado exclusivamente por agendamento prévio, e aos sábados, domingos e feriados o parque atenderá ao público em geral, sem necessidade de agendamento.

As atividades permitidas serão: caminhada, ciclismo e observação de vida silvestre. O número de visitantes está limitado a 150 pessoas por dia. Para a atividade de ciclismo será permitida a entrada de até 35 pessoas, dentro do limite de visitantes.

 

Reabertura Adiada: A reabertura da trilha para ciclistas no Parque Estadual do Pau Furado, em Uberlândia, que estava prevista para esta sexta-feira (31), foi adiada. Atualmente, o espaço é liberado somente para visitação. De acordo com Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), o motivo é a paralisação de alguns servidores do escritório regional do Instituto Estadual de Florestas (IEF) nesta semana. O Sisema informou que tal fato se deve ao atraso da segunda parcela do salário no mês de agosto, que já foi regularizada nesta quarta-feira (29). Devido a paralisação, a manutenção das trilhas e outras atividades que estavam sendo realizadas não puderam ser concluídas. Ainda de acordo com o órgão, uma nova data para reabertura da trilha de ciclismo será definida e comunicada em breve.

Com informações do Diário de Uberlândia e G1

Foto capa: reprodução