Prefeitura de Uberlândia emitirá nota fiscal avulsa só pela internet

A emissão online para os interessados entra em vigor na próxima semana

developer
Por developer

A partir de segunda-feira (12), a Nota Fiscal de Serviços Avulsa (NFS-a) passará a ser emitida exclusivamente pela internet. O documento deverá ser retirado no Portal da Prefeitura por pessoas físicas que atuam como autônomos ou pessoas jurídicas não estabelecidas em Uberlândia, mas que prestam eventuais serviços na cidade.

Esta será a última semana em que o contribuinte precisará comparecer à plataforma de atendimento do Centro Administrativo, esperar na fila para receber a guia de recolhimento, quitar os valores e retornar ao guichê para buscar a nota fiscal. Com a mudança, a PMU espera facilitar o procedimento aos prestadores de serviço, que poderão emitir a NFS-a de casa ou qualquer outro ponto com acesso à internet. Para a emissão online, o prestador de serviço (tanto PF quanto PJ) deve se credenciar.

No caso de Pessoa Física, o cadastro e a senha podem ser feitos pela internet. Caso haja dúvidas, está disponível na página um manual de como funciona o novo procedimento. Já o credenciamento e senha da Pessoa Jurídica são realizados apenas na diretoria de Fiscalização de Rendas Tributárias, no 1º piso do 2º bloco do Centro Administrativo. É necessário apresentar os documentos da empresa, como CNPJ.

Já cadastrado, o prestador de serviço deve acessar o sistema, preencher todos os dados da nota fiscal a ser emitida, gerar e pagar a guia de recolhimento. Após a confirmação à Prefeitura de que o imposto foi devidamente recolhido, o contribuinte acessa novamente o sistema e emite a Nota Fiscal de Serviços avulsa.

FOTO: Marco Crepaldi/Secom PMU