Descubra um recanto de águas cristalinas cercado por montanhas a poucas horas de Uberlândia

O lugar é ideal para quem curte o clima serrano, cachoeiras e cidades tranquilas

developer
Por developer

Com pouco mais de quatro mil habitantes e menos de 50 anos de emancipação, a cidade de Tapira, no Alto Paranaíba, é um dos mais deslumbrantes recantos ecológicos de Minas Gerais. O município, fica a 50 km de Araxá, e 291 km  de Uberlândia. O local é ideal para quem curte belíssimas cachoeiras de águas transparentes, e possui entre as suas características o modo de vida que mantém acesas as tradições mineiras.

De acordo com o IBGE, Tapira é um dos municípios mais ricos do Estado. Entre as principais fontes de renda está o extrativismo mineral. Na cidade está localizada a maior mina de exploração de fosfato do país e a segunda da América Latina. O agronegócio também é destaque.

Essa pérola do Triângulo Mineiro é cercada por uma cadeia de montanhas, compondo um visual encantador. Além disso, diversas cachoeiras podem ser visitadas nos arredores da cidade. Algumas delas são:

Cachoeira das Lages
Localizada na propriedade do senhor Zizico Machado, a Cachoeira das Lages fica localizada à 17Km do centro de Tapira. 

Cachoeira dos Bandeirantes
Situada à 33 km do centro de Tapira, sentido São Roque de Minas, a Cachoeira dos Bandeirantes é uma das mais belas cachoeiras do município, tendo um volume de água considerável e com uma queda de 20 m de altura. O acesso é simplificado, uma vez que a estrada encontra-se em ótimo estado de conservação, contando com sinalização turística do “Roteiro 100”.

Cachoeira das Perobas
Distante apenas 13 km do centro de Tapira, sentido São Roque de Minas, a Cachoeira dos Perobas, possui três quedas distintas encravadas no meio da mata virgem, proporcionando aos olhos uma bela imagem. Os proprietários do atrativo também oferecem refeições na sede da propriedade mediante reserva.

Cachoeira dos Binecos
Localizada à 17 km do centro de Tapira, no sentido Alto da Serra, a Cachoeira do Bineco tem uma boa área de camping.

Cachoeira do Nute
Localizada à 18 km do centro de Tapira, no sentido Desemboque, a Cachoeira do Nute é uma belíssima queda d’água.

Cachoeira dos Evaristos
Localizada à 25 km de Tapira, na mesma região da Cachoeira dos Carlos, a Cachoeira dos Evaristos recebe nos feriados vários grupos de habitantes locais, que ali acampam por dias, usufruindo de um delicioso banho de cachoeira e contemplando o belíssimo relevo e vegetação local.

Cachoeira dos Carlos
Localizada à 15 Km do centro de Tapira, sentido Desemboque, localizada na região da Nova Suécia, é uma linda cachoeira, propícia para banho, com largura de 30m e sua maior queda tem cerce de 15m de altura. Próximo à Cachoeira dos Carlos, encontra-se ainda um casarão no estilo colonial dessa mesma família.

Cachoeira do Vicente Gaspar
Localizada na propriedade de Vicente Gaspar de Souza, a Queda D’água da Purunga fica à 18 km do centro de Tapira, tendo aproximadamente uma altura de 17m em sua maior queda. Não possui poço para banho, por isso é mais contemplativa ou para escalada e esportes de aventura como, por exemplo, rapel. A cachoeira é de difícil acesso. São oferecidas refeições na sede da propriedade mediante pedido.

Cachoeira da Parida

A riqueza natureza do local realmente impressiona. Segundo o “Seu Manoel Peres, o proprietário do local, só existem águas com esse nível de transparência em Bonito (MS), na Chapada Diamantina (BA) e na Cachoeira da Parida (MG)”. A Parida fica localizada na borda do Parque Nacional da Serra da Canastra, entre os municípios de Tapira, Sacramento e São Roque de Minas. De um pequeno cânion incrustado nas rochas, brotam duas quedas d´água que formam um grande poço de águas profundas e cristalinas. Ali fica a Cachoeira da Parida.

As águas dessa cachoeira serpenteiam pelas pedras e formam uma segunda queda d´água, mais abaixo, que cai em uma segunda piscina, também profunda e de águas verdes, chamada de “Poço do Macaco”. O nome vem do formato da pedra que fica do lado esquerdo da queda e que lembra um macaco (embora muitas pessoas digam que enxergam ali uma pedra com forma de urso ou de um tubarão). Já próximo da casa do seu Manoel, o pequeno riacho forma uma piscina natural de águas incrivelmente transparentes que mais para frente deságua no Rio das Velhas que depois se transforma no Rio Araguari e vai até o sul do Brasil. A importância dessas águas é vital não só para a preservação da riquíssima fauna e flora da região, como para todo o Brasil, já que faz parte de uma importante bacia hidrográfica.

Foto: Reprodução Portal Minas Gerais

Pertencente ao Circuito da Serra da Canastra, o município de Tapira esbanja belas paisagens além das cachoeiras como, por exemplo, a Serra do Boqueirão, lugar em que se encontram uma fauna e flora diferenciadas.

Foto: Reprodução Tapira Teen

Pousadas em Tapira:

Pousada Circuito da Canastra
Rua Egídio, n° 52 (Centro)
Telefone: (34) 3633-1459

Melo Pousada
Rua: Ver. José Resende, n° 57A (Centro)
Telefone: (34) 3633-1103
Site: www.melopousada.com.br

 

Restaurantes em Tapira:

Restaurante Aquarius
Pç. Antônio Venâncio de Souza, n° 10 (Centro)
Telefone: (34) 3633-1215

Bar e Lanchonete Bom Gosto
Rua Egídio Ribeiro de Resende, n° 52 (Centro)
Telefone: (34) 3633-1459

Restaurante Raposão
Rua Clóvis José Barcelos, n° 89 (Parque Florido)
Telefone: (34) 3633-1390

Fotos usadas nesse conteúdo – Tapira MG – Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Tapira

Foto de Capa: Paulo Nolli

Siga Curta Mais nas redes sociais:

Curta Mais no Facebook

Curta Mais no Instagram

Curta Mais no Twitter