5 bate e volta, nos arredores de Uberlândia, super indicados para quem curte natureza e aventura

Um roteiro para sair do comum e aproveitar sem ter que ir muito longe

developer
Por developer

Quem ama natureza sabe que não há nada melhor do que viajar para um lugar tranquilo, relaxante e fugir do caos da cidade. Para isso, não é preciso viajar para muito longe. Nos arredores de Uberlândia, existem várias cidades incríveis que parecem um refúgio! Ideal para aquelas épocas em que estamos estressados e precisando relaxar.

Conceição das Alagoas

A cidade possui três clubes recreativos, Associação Atlética Garimpense, Associação Esportiva Arco Íris e Associação Atlética do Banco do Brasil. O Ubatã Termas Parque Hotel é um hotel e parque temático de águas quentes situado às margens da represa de Volta Grande.

Outros pontos turísticos:

» Cachoeira do Coelho
» Cachoeira do Inferno
» Cachoeira do Nerfim
» Casa da Cultura
» Chácara José Borges da Silva
» Capela Santa Rita
» Capela São Benedito
» Igreja Matriz Imaculada Conceição
» Igreja São Pedro
» Fazendas Centenárias – As Fazendas Centenárias possuem sedes imponentes e históricas.

 

Serra da Bocaina

Foto: O Mochileiro

Sua formação está intimamente ligada à Serra da Canastra e mostra amplitudes da ordem de 100 a 300 metros. Nos topos da Serra da Bocaina aparece um terceiro tipo de vegetação, os campos rupestres, adaptados a um solo também raso e pedregoso como no Morro da Ventania e no Horizonte Perdido. Ideal para esportes de aventura como montanhismo, trekking, mountain bike, down hill, rapel, escalada e voo livre.

Onde fica:  Ao sul do município, 30 km do centro de Araxá , sn – zona rural

Veja a matéria sobre o Horizonte Perdido.

Paracatu

Paracatu é o principal município da região noroeste de Minas Gerais e uma cidade bastante atrativa para quem deseja um experimentar um lugar calmo e aconchegante no feriado. Dados históricos mostram que em 1840 o local foi elevado a cidade, e a comarca de Paracatu englobava cidades como Uberlândia, Uberaba e algumas outras do norte do estado.

O centro de Paracatu  é todo recortado, com ruas estreitas e algumas de pedras, becos, e casas do século XIX. A cidade foi tombada como patrimônio cultura brasileiro pelo IPHAN em 2010, e ainda abriga a maior mina de ouro à céu aberto do Brasil.

Em toda sua extensão, Paracatu esconde alguns lugares que são verdadeiros paraísos. Além de um núcleo histórico preservado e seus diversos programas culturais, a região reserva uma infinidade de atrativos que merecem destaques, como o belíssimo Circuito das Cachoeiras do Prata. A área abriga as principais quedas d’água do município como a Cachoeira Grande, mais conhecida como Cachoeira do Ascânio, e também as cachoeiras Sarana, Vale Encantado, Altar, Sete Quedas, Teixeira, do Amor, entre outras.

Ultimamente, o Circuito vem se tornando palco dos principais eventos voltados para esportes radicais, como o Enduro a Pé, Corpus Xtreme Camp e o Crosscamp. A região também é ótima para a prática do rapel, caiaquismo e mountain bike.

Além da parte histórica e do ecoturismo, a gastronomia de Paracatu é mais um atrativo para turistas e visitantes. Quem prova da desmamada, da empadinha de capa fina, do bolo de domingo, queijadinha, papa fina e o tradicional pão de queijo garante que a culinária mineira do local despertam sensações que atraem e agradam o paladar.

Hospedagem

Uma boa dica de hospedagem é a Pousada Serra Bonita. O complexo fica bem perto de três belíssimas cachoeiras: a Cachoeira da Barragem a 100m de distância, a Cachoeira do Amor a 250m de distância e a Cachoeira do Ascânio a 800m de distância. A estrutura conta restaurante, áreas de convivência, sanitários masculinos e feminino, suites, camping, trilhas bem delimitadas e estruturadas a disposição dos clientes. Contato: whatsapp (38) 99969-3867.

 

Cachoeira do Morro Grande

Localizada na Serra dos Pilões, tem como atrativo a grande queda d’água e grande beleza. Como pode ser vista de várias regiões do município, sempre atrai a curiosidade dos turistas e também dos moradores locais. O acesso não é muito fácil para veículos automotores. Tem uma porteira que está sempre trancada, a 4 km do destino e o terreno acidentado, só permite chegar de carro a até 300 metros do local. Apesar de possuir um bom volume de água, seu poço é pequeno e de pouca profundidade, porém a visão é maravilhosa. É ideal pra a prática de rapel. Considerada a mais bonita do município.

Onde fica: Zona Rural Guarda-Mor/MG

Gruta da Lapa

Foto: Wikiloc

O local é onde apareceu Nossa Senhora da Lapa, fato ocorrido em 1865 presenciado por uma camponesa cujo nome a história não se incumbiu de registrar. Com o passar dos anos a fé foi aumentando e a Gruta da Lapa, hoje Gruta da Aparição tornou-se local de grande peregrinação, atraindo romeiros e visitantes de todo o Brasil durante todo o ano, mas em especial durante a Festa em Louvor a Deus por Nossa Senhora da Lapa, que acontece nos dias 01, 02 e 03 de maio. Após assumir a guarda e conservação do local, a Paróquia Nossa Senhora da Lapa realizou diversas melhorias, como instalação de escadas de concreto para melhor acesso ao interior da Gruta, corrimão e a construção de um Jardim destinado a orações nos arredores da Gruta, instalando diversos altares com outras denominações da Virgem Maria, incentivando a oração e tranquilidade.

Onde fica: Rua Salatiel Valeriano Correia, 271 – Centro Velho – Vazante/MG

Informações: Portal Minas Gerais