Wisquinão é eleito o melhor boteco de Goiânia e vai concorrer título nacional

Adelina Lima
Por Adelina Lima
ade091e5377fde4bda49472d81acd37d

Foi um mês de concurso. Muitos petiscos saborosos e uma concorrência grande, mas quem levou o título de melhor boteco de Goiânia este ano foi o Wisquinão. O boteco passa agora a concorrer a edição nacional do concurso que elegerá, no dia 5 de julho de 2016, em evento no Rio de Janeiro (RJ), o melhor boteco do Brasil. O anúncio foi feito durante a festa de encerramento, Saideira, realizada nesta quarta-feira, dia 8, no Oliveira´s Place, com a presença dos donos dos 31 botecos participantes, parceiros, autoridades, imprensa e outros convidados. O Wisquinão participou pela primeira vez do concurso neste ano e foi eleito campeão com o petisco “Kibitos” – mistura da tradicional massa de quibe com purê de batatas e especiarias, recheada com ricota, castanha de caju e acompanhado por molho de hortelã picante.

O segundo lugar do Comida di Buteco em Goiânia ficou com o boteco Dom Cirus (petisco Coletânia); o terceiro lugar com o Mr. Espeto (petisco Orgulho de ser goiano); o quarto lugar com o Recanto Chopp (petisco Boi na Lua) e quinto lugar com o Boteco do Zé Abílio (petisco Cebola Recheada). Os botecos vencedores foram escolhidos a partir do julgamento de jurados e público que visitaram os estabelecimentos no período de 15 de abril a 15 de maio de 2016. Durante os 31 dias de realização do concurso, foram julgados o tira-gosto (70% da pontuação), o atendimento (10%), a higiene do local (10%) e a temperatura da bebida servida (10%). A média entre todos os quesitos garantiu o resultado da premiação. O voto do júri valeu 50% e do público 50%. O Instituto de Pesquisas Vox Populi foi o responsável pela apuração.

Surpresa

De acordo com Maria Teodora – uma das quatro irmãs (Edna, Maria Teodora, Irani e Hélia) que conduzem o estabelecimento, junto também da sobrinha Jéssica Martins – a expectativa, por ser a primeira vez no concurso, era apenas de fazer uma boa participação e continuar no próximo ano. “Não esperávamos ganhar, ainda mais no primeiro ano. Mas como entramos no Comida di Buteco, também não queríamos sair. Ficamos muito surpresas e felizes pelo título”, destacou.

A história do Wisquinão começou exatamente com Maria Teodora, que depois de trabalhar mais de vinte anos com crédito/cobrança e diante da idade que ia avançando, buscou uma nova fonte de renda para obter o sustento seu e de suas irmãs. Sendo a mais velha, vendeu um apartamento que possuía e abriu um bar, o qual foi sendo conduzido por toda a família. No começo, a principal renda do bar provia dos caldos vendidos, mas para variar o cardápio uma vizinha deu a ideia de vender seus quibes no estabelecimento. O resultado deu certo, mas diante de um problema de saúde que acometeu a vizinha, a história dos quibes quase foi por água abaixo. Só não foi porque a própria Maria Teodora e uma irmã resolveram tentar desenvolver o petisco por conta própria. O resultado foi que saiu melhor do que o da vizinha e, daí, o bar decolou de vez e é sucesso com a clientela. O nome Wisquinão, segundo conta, veio da ideia de que no começo o bar não vendia bebida alcoólica para evitar aborrecimentos (whisky, não!), mas com o passar do tempo e aumento da demanda e da estrutura, isso foi resolvido.

 

Concurso nacional

No mês de junho, um comitê de jurados vai visitar os vencedores de cada uma das 20 cidades participantes do Comida di Buteco, dará suas notas e, então, elegerá o melhor do País. Trata-se de um grande momento na história do concurso e um passo importante na sua consolidação como concurso nacional. Um passo que reflete em todo o segmento, reiterando a relevância desse perfil de estabelecimento para a cultura e gastronomia brasileiras: o boteco conduzido pelos donos e suas famílias, valorizando a comida caseira mesmo na alimentação fora do lar.

 

Campeões do Comida di Buteco em Goiânia – 2016

1º lugar – Wisquinão

Endereço: Rua 21, n.348 – St. Marechal Rondon

Petisco: Kibitos – Mistura da tradicional massa de quibe com purê de batatas e especiarias, recheada com ricota e castanha de caju. Acompanha molho de hortelã picante.

 

2º lugar – Dom Cirus

Endereço: Rua 229, n.128 – St Coimbra.

Petisco: Coletânia – Minidiscos de carne bovina e suína recheados com muçarela, servidos com molho da casa.

 

3º lugar – Mr. Espeto

Endereço: Avenida Professor Venerando de Freitas, n.1405 – Setor Jaó.

Petisco: Orgulho de ser goiano – Bolinho de mandioca recheado com frango, servido com molhos da casa.

 

4º lugar – Recanto Chopp

Endereço: Avenida Ceará, n.470 – Campinas.

Petisco: Boi na Lua – Linguiça de lua moída com tomate, cebola, dois queijos, temperos da casa, assada na brasa. Acompanha tropeiro de feijão verde e mandioca.

 

5º lugar – Boteco do Zé Abílio

Endereço: Rua S-3, n.444 – St. Bela Vista.

Petisco: Cebola Recheada – Cebola recheada com cream cheese, carne e bacon.