Jornalista Washington Novaes morre aos 86 anos em Aparecida de Goiânia

Pioneiro em jornalismo ambiental, Washington foi editor do Globo Repórter e do Jornal Nacional

Bianca Stephania Siarom
Por Bianca Stephania Siarom
69aaabc643ff0887adbab48ca044cb25

O jornalista e escritor Washington Novaes morreu nesta segunda-feira (24) em decorrência à complicações após uma cirurgia para a retirada de um tumor no intestino. Ele estava internado em um hospital de Aparecida de Goiânia.

Em carta enviada ao g1, o filho do jornalista, Pedro Novaes, não só a família fica órfã, “mas também o cerrado e a Amazônia, pelos quais ele tanto lutou, e os povos indígenas brasileiros, já tão sofridos, e pelos quais ele se apaixonou décadas atrás”.

Washington foi operado no último dia 20 de agosto, mas neste domingo (23) apresentou um quadro infeccioso e disfunção hepática. Ele não resistiu na segunda (24), quando veio a falecer.

Washington Novaes, jornalista, morre aos 86 anos em Aparecida ...Foto: Reprodução/TV Anhanguera

História

O jornalista é paulista mas morava em Aparecida de Goiânia. Ele viveu em Goiás por mais de 40 anos. Foi um dos pioneiros na causa ambiental e também realizou diversos trabalhos sobre a cultura indígena, principalmente dos povos Xingus. Foi também editor do Globo Repórter e do Jornal Nacional.

Novaes também é um dos principais consultores do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) da cidade de Goiás.

Bastante premiado, o jornalista, que também foi escritor, chegou a ser secretário do Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia do DF na década de 90.

Repórter Eco 18/11/2012 - Washington Novaes fala sobre lixo tóxico ...Repórter Eco na TV Cultura

Foto de Capa: Reprodução/TV Anhanguera

Receba notícias do Curta Mais diretamente no seu WhatsApp (clique aqui)

SIGA O CURTA MAIS NAS REDES SOCIAIS

Facebook | Instagram | Twitter