Voluntários plantam mudas do cerrado em Goiânia para reflorestar a capital

Os Plantadores de Água também realizam atividades de educação ambiental e conscientizam os moradores próximos das áreas onde plantam para que sejam guardiões daquele local

Bianca Stephania Siarom
Por Bianca Stephania Siarom
c1c3b0c68c49725d028f8f66400c994b

Com o intuito de recuperar e conservar áreas de recarga e nascentes, um grupo de voluntários se juntam para plantar mudas nativas do cerrado e outras espécies brasileiras que se adaptam ao bioma por Goiânia.

Plantadores de Água é o nome deste coletivo de reflorestamento que existe e resiste desde 2019. O nome surgiu pelo fato de que as árvores são grandes facilitadoras para o processo de infiltração da água no solo, e que, quando feito o plantio correto, com as espécies corretas, indiretamente plantamos água.

Formado por profissionais liberais, professores, servidores públicos, engenheiros ambientais e que já atuavam anteriormente de maneira individual, plantando árvores em áreas degradadas e praças de Goiânia, o grupo realiza as ações de plantio principalmente no período de novembro a fevereiro, aproveitando o período chuvoso. Durante o período de estiagem fazem monitoramento das mudas e manutenção das áreas plantadas. 

2972a00665ce02fdf6dc5e044c356aa1.jpegFoto: Arquivo

Para a execução das ações, eles utilizam materiais que foram adquiridos com recursos próprios, através de vaquinhas. Com os recursos, o coletivo já comprou perfuradores de solo e roçadeiras.

Os Plantadores de Água também realizam atividades de educação ambiental e procuram principalmente envolver e conscientizar os moradores próximos das áreas onde plantam para que sejam guardiões daquele local.

8013c080b5727b35bdf2cc7201c300a1.jpegFoto: Arquivo

No último período chuvoso, foram plantadas 1.100 mudas de árvores no Residencial Veredas dos Buritis, Setor Três Marias, Parque das Laranjeiras, Goiânia II e Vila Rosa. O coletivo planeja mais ações de plantio no final do ano, sem esquecer, claro, das áreas anteriormente plantadas.

6076af88389c57774c0fe74671f91b7d.jpegFoto: Arquivo

Meirinalva Pinto, uma das idealizadoras do projeto, relata que além de cobrarem da população, o coletivo também atua cobrando providências dos órgãos responsáveis. Ela explica que o ambiente urbano é extremamente desafiador e que são inúmeros os problemas que devem ser combatidos, a começar pelos inimigos naturais.

O ambiente urbano é desequilibrado por natureza. Os solos castigados por anos, expostos ao tempo, são pobres em nutrientes e as mudas que são plantadas nesses locais, mesmo com adubação, passam por um tempo em sofrimento e viram alvo fácil de formigas, lagartas, cupins e outros insetos, que enxergam esses seres como fracos e que portanto precisam ser eliminados. O fogo, o vandalismo e até mesmo os serviços de roçagem, quando feitos sem cuidado, representam ameaça a sobrevivência das plantas“, diz Meirinalva.

Os Plantadores de Água é um trabalho de conscientização que pretende envolver escolar, escoteiros e empresas. O coletivo está aberta a qualquer pessoa, de qualquer idade, com disposição e que tenha muito interesse em recuperar a flora, fauna e águas das cidades.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 

O Tamboril é uma árvore de grande porte e crescimento rápido. Folhas compostas bipinadas, em média 15 pares de folíolos com 3 cm, lisos. Flores brancas, não muito vistosas, em cachos. Fruto em formato de orelha, quase preto quando maduro, 6 a 10 cm. As sementes são envoltas em uma polpa branca meio seca, ficando presas ao fruto por uma fina haste flexível. 1 a 1,5 cm, marrons, com uma lista escura. Árvore com semente de germinação fácil e crescimento rápido. Forma uma grande copa quando plantada em campo aberto. Ocorre no cerrado e também na região da Floresta Atlântica. Ideal para revegetação de áreas degradadas, pela boa adaptabilidade, crescimento rápido e boa sombra. Época de floração e frutificação: Floresce em Setembro.Coleta de frutos em Julho. Fonte: @arvoresdobrasil #cerrado #mataatlantica #tamboril

Uma publicação compartilhada por Plantadores de Água (@plantadoresdeagua) em 16 de Mai, 2020 às 6:49 PDT