Vídeo flagra anta sendo atacada viva por urubus no zoológico de Goiânia

O animal estava fraco e não conseguia reagir ao ataque

Marcelo Albuquerque
Por Marcelo Albuquerque
0ceb444ae1630b9ff8449e4e33a98b57

O vídeo foi gravado por visitantes do Zoológico de Goiânia que flagraram a cena e resolveram registrar tudo. A denúncia ganhou repercussão após o apresentador Alysson Lima da TV Record Goiás publicar a gravação em sua página pessoal no Facebook. Até a manhã desta quarta-feira (25/05) o post já tinha mais de 1250 compartilhamentos.

As imagens são fortes. Três urubus cercam uma anta e comem o animal ainda vivo, agonizando no chão. Os visitantes chegam a tentar afastar os bichos, mas eles continuam em cima do animal fraco e indefeso.

Urubus são muito comuns na região do Zoológico de Goiânia que está localizado no Setor Oeste, área nobre da capital.

No mesmo post, o supervisor do zoológico, Raphael Cupertino, supervisor geral do zoológico deu a seguinte resposta: Gostaria de esclarecer o vídeo das antas. Em primeiro lugar nenhum desses animais ficou por momento algum sem água. Existe um tanque no fundo do recinto que eles entram para se refrescar e duas caixas de 20L cada com água fresca à disposição. As antas são animais de hábito noturno e comportamento dócil. Os 3 animais do vídeo estavam separados no recinto em questão por problema de briga com um quarto macho do grupo. Ficaram nesse recinto para receber cuidados veterinários duas vezes ao dia. Por terem hábito noturno e serem dóceis, os urubus sobem neles e muitas vezes chegam a bicar. Mas não é que os animais estejam debilitados ao ponto de não reagir. Quanto à questão dos urubus, é um problema que estamos implementando medidas de controle a mais de 3 anos. Por ser uma ave protegida pela legislação brasileira, não podemos tomar nenhuma atitude mais seria sem a anuência do IBAMA e Secretaria do Meio Ambiente do Estado. Já tivemos diversas reuniões, 3 só na semana passada, para chegarmos a uma solução. Mas gostaria de deixar claro que estamos nos esforçando para resolver o problema. Colocamos funcionários para fazer rondas frequentes para espantar os urubus e tentarmos minimizar o incomodo que essas aves tem causado aos animais do plantel, até que uma medida realmente efetiva possa ser tomada. Coloco-me à disposição para atende-lo ou a qualquer cidadão que queira acompanhar a situação de perto. Nunca deixaremos de tentar oferecer a melhor condição aos animais que fazem parte do plantel do zoológico.

Abaixo, o vídeo que está viralizando no Facebook: