Viaduto de Goiânia é iluminado de vermelho em alusão ao Dia Internacional da Hemofilia

Ação visa chamar a atenção das pessoas para os sintomas e o diagnóstico precoce da doença

Rafael Campos
Por Rafael Campos
f50d5f07d56956c1e548231d70df7766

Com o objetivo de ressaltar o Dia Internacional da Hemofilia, datado anualmente em 17 de abril, a Prefeitura de Goiânia iluminou de vermelho o viaduto Latif Sebba,localizado no cruzamento das avenidas 85, D e Rua 87,  entre os setores Marista, Oeste e Sul.

A hemofilia é uma doença genético-hereditária que se caracteriza por desordem no mecanismo de coagulação do sangue. 

De acordo com os dados registrados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), os casos de hemofilia no Brasil ultrapassam a 12 mil casos diagnosticados, número que coloca o país como a quarta maior população mundial de pacientes com este caso. A doença possui uma probabilidade maior de ser acometida exclusivamente em homens. 

E pode ser notada através de um sangramento persistente. A depender dos níveis de atividade do fator de coagulação, você poderá observar outras manifestações, como um sangramento que acontece de repente, por exemplo, sangramento nas articulações (juntas, como o joelho) ou sangramento nos músculos (que se manifestam por meio de dor, inchaço e dificuldade no movimento). Estes sangramentos também podem ocorrer após um procedimento cirúrgico médico ou odontológico.

E a  ação do viaduto visa chamar a atenção das pessoas para os sintomas e o diagnóstico precoce da doença. “Ao iluminar um viaduto importante da cidade, por onde passam muitos carros, muitas pessoas, conseguimos contribuir para uma maior divulgação e conscientização sobre essa doença”, afirma o secretário de Infraestrutura Urbana, Fausto Sarmento. 

Confira a foto:

Viaduto
Foto: Juan Meloni/Divulgação