Vacina de covid-19 funciona e Pfizer deve produzir 1 bilhão de doses

A companhia deve produzir até 100 milhões de doses da vacina até o final deste ano e mais 1,2 bilhão até o final de 2021

Kariny Bianca
Por Kariny Bianca
3b937439a8e40db12b69e544adb802a0

A vacina experimental contra o novo coronavírus demonstrou bons resultados em testes com humanos. O medicamento é produzido pela gigante farmacêutica Pfizer em parceria com a empresa de biotecnologia BinoNTech. Com as próximas fases do teste, a expectativa da companhia é produzir até 100 milhões de doses da vacina até o final deste ano e mais 1,2 bilhão até o final de 2021.

O estudo foi randômico e testado em 45 voluntários que receberam três doses da vacina ou placebo. A dose mais alta, de 100 microgramas, causou febre em metade dos participantes do teste. Depois de uma segunda dose da injeção, três semanas depois da primeira, 8,3% dos participantes do grupo de 10 microgramas e 75% do grupo de 30 microgramas também tiveram febre. Outro sintoma apresentado foram distúrbios de sono. Os pesquisadores, no entanto, não consideraram os efeitos colaterais sérios e não resultaram em hospitalizações.

Contudo, a vacina gerou anticorpos contra a covid-19 e alguns deles neutralizaram o vírus, mas ainda não é possível saber se é capaz de desenvolver uma imunidade à doença. A Pfizer continua conduzindo novos estudos para provar que as pessoas que tomaram a vacina são 50% menos vulneráveis ao vírus. A novidade foi divulgada pelo site Medrxiv, principal divulgador de descobertas científicas.

Foto: REUTERS/Dado Ruvic/Illustration