Uso de máscaras em aeroportos e aviões deixa de ser obrigatório no Brasil

Decisão da Anvisa deve entrar em vigor nos próximos dias; uso do equipamento segue recomendado

Thaís Muniz
Por Thaís Muniz
37bb76af833c5132eed461e852f1b296

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta quarta-feira (17), que o uso de máscaras não será mais obrigatório dentro de aviões e aeroportos no Brasil. As informações são do jornal Folha de São Paulo.

A medida passa a valer a partir do momento em que for publicada no Diário Oficial da União, o que deve acontecer nos próximos dias.

A não obrigatoriedade da máscara foi votada por unanimidade na tarde desta quarta. A Anvisa entendeu que o equipamento ainda é recomendável em espaços públicos como aeroportos e aeronaves, mas não mais obrigatório. Desta forma, segundo os técnicos, passa de uma medida de saúde coletiva para um “compromisso de responsabilidade individual”. 

A obrigatoriedade de máscara em aeroportos já havia sido debatida pela agência reguladora em outras reuniões deste ano, mas estava sendo mantida até então. 

Segundo membros da agência, há uma estabilização com tendência de queda no cenário epidemiológico da covid no Brasil e, após reunião com epidemiologistas e infectologistas, as projeções não apontaram que a suspensão da obrigatoriedade de máscaras impactaria no número mortes pelo coronavírus.

Os avisos sonoros serão mantidos, mas ajustados ao cenário pandêmico atual, incluindo a recomendação do uso de máscara por populações mais vulneráveis à Covid-19, como pessoas imunossuprimidas, crianças e idosos.

Em maio, entraram em vigor flexibilizações incluindo a retomada do serviço de alimentação a bordo, a permissão para retirada de máscara para alimentação e retorno do uso da capacidade máxima para transporte de passageiros nos espaços internos dos aeroportos.