UFG é destaque em lista de classificação mundial sobre impacto dos pesquisadores

O ranking é organizado a partir da base de dados da Scopus

Adelina Lima
Por Adelina Lima
3d6e0b3a8b4bcff7fb42fd9efa1d683e

Foi divulgado no início de novembro uma lista de classificação mundial do impacto dos pesquisadores proposta por John Loannidis e colaboradores, a partir da base de dados da Scopus. Na análise foram calculadas métricas de impacto da produção científica para quase 7 milhões de autores de artigos científicos de todo o mundo e, a partir daí, foram selecionados para uma análise mais refinada.

O ranking geral é baseado em uma combinação de diferentes métricas de citação dos artigos e padrões de autoria, sendo calculado para o total de dados do pesquisador ao longo de sua carreira e também apenas para o ano de 2019.

Para o total da carreira, 600 pesquisadores do Brasil aparecem na lista e destes, quatro são professores efetivos da UFG: José Alexandre Felizola Diniz Filho e Luis Mauricio Bini (Instituto de Ciências Biológicas – ICB), Carlos Estrela (Faculdade de Odontologia – FO) e José Realino de Paula (Faculdade de Farmácia – FF).

Aparece na lista ainda o professor Arthur Anker, que foi nos últimos quatro anos professor visitante associado ao PPG em Biodiversidade Animal (PGBAN) do ICB. Nessas análises é possível estabelecer uma série de classificações para os pesquisadores, considerando a sua posição geral no mundo, sua posição em relação à sua subárea e à posição em relação aos pesquisadores brasileiros que aparecem na lista. 

Para 2019, o impacto da UFG se torna maior, com oito pesquisadores aparecendo na lista: os professores José Alexandre Felizola Diniz Filho, Luis Mauricio Bini, Rafael Loyola, Thiago Rangel e Paulo de Marco do Departamento de Ecologia (ICB), além dos Professores Carlos Estrela (FO), Arthur Anker (PGBAN) e Wendell Coltro (Instituto de Química – IQ). Aparecem na lista de 2019 ainda os Professores Adriano S. Melo (UFRGS) e Joaquin Hortal (MNCN,CSIC, Madri), professores associados ao PPG em Ecologia & Evolução.

 

Foto: Divulgação/UFG

Receba notícias do Curta Mais diretamente no seu WhatsApp (clique aqui)

SIGA O CURTA MAIS NAS REDES SOCIAIS

Facebook | Instagram | Twitter