UFG cria teste que detecta o coronavírus 40 vezes mais barato que o tradicional

O teste promete ser ainda mais eficiente, detectando o vírus logo no início do contágio, em pessoas que nem apresentaram sintomas

Bianca Stephania Siarom
Por Bianca Stephania Siarom
e3823a6eac1f0b7c3ef004bc53abceab

Enquanto alguns testes do Covid-19 estão custando na faixa dos 200 e 300 reais, pesquisadores da Universidade Federal de Goiás desenvolveram um chip que detecta o vírus em menos de 2h e até 40 vezes mais barato.

O chip já é conhecido pelos cientistas, pois ele é utilizado para outros campos de pesquisa. Basta uma amostra do paciente e inserir no chip com reagentes (material genético do vírus) e pronto. O resultado é feito usando uma luz ultravioleta e em menos de 2h você consegue saber se a pessoa tem o vírus no corpo, mesmo se ela tiver acabado de contrair e não tiver apresentado sintomas.

O mais interessante é que para misturar as substâncias, um brinquedo de criança pode ser utilizado, como o spinner, mostrando que todos os materiais são de baixo custo. O valor para realização do teste ficou por volta de R$ 5 reais.

A confiabilidade do teste é grande: as mesmas amostras aplicadas nos chips desenvolvidos pela UFG foram aplicadas em outros testes que já estão disponíveis no mercado. O resultado foi o mesmo para ambos.

A expectativa é que em 2 meses o teste esteja disponível no mercado.

Informações da Ad UFG e g1