Turma de Medicina da UFG apresenta Show do Esqueleto

A organização deste ano é da Turma 63

src

por

15/06/2016 às 15:09 - Atualizado em 15/06/2016 às 15:12

Faça uma avaliação

 

Acontece em Goiânia no dia 24 de junho, no Teatro Rio Vermelho, o tradicional “Show do Esqueleto” da faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás. A realização e a organização estão por conta dos acadêmicos da 63ª Turma de Medicina da UFG. Essa edição conta também como apoio Institucional da Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Medicina da UFG e o Serviço de Voluntariado Amigos do HC. O “Show do Esqueleto” é um evento cultural criado em 1962 por estudantes de Medicina da Universidade Federal de Goiás. Trata-se de uma apresentação teatral que já em sua primeira edição lotou os lugares do Centro de Educação Física, onde foi encenado. Sua origem está vinculada à substituição dos trotes aplicados aos calouros do curso através de uma recepção mais saudável, em que o riso é o propósito primordial.

O Show do Esqueleto é considerado pelo seu público, “uma verdadeira contribuição histórica da medicina goiana à cultura local”. O médico e escritor goiano Heitor Rosa apontou o evento como patrimônio cultural da Faculdade de Medicina e, certamente, o maior evento cultural da instituição. Em 1964, ano em que os militares tomaram o poder, o Centro Acadêmico (CA) foi fechado e o Show foi desvinculado da faculdade. Apesar desse acontecimento, o espetáculo continuou e tornou-se um dos movimentos culturais mais denunciadores do Regime. Passada essa época, o “Show do Esqueleto” voltou a ser parte do CA e constitui hoje um dos maiores acontecimentos culturais da UFG.   

Em nível nacional, o “Show do Esqueleto” é a peça de teatro há mais tempo em cartaz e em 2016 completa sua 55ª edição. Desde sua origem, o Show conta com a tradicional “Noite das Baleiras”, onde os homens que compõem o curso de medicina se vestem dessas personagens, e divulgam o Show pela cidade em um carro alegórico. Além das Baleiras, outro personagem fixo do evento é o Esqueleto, cabe a ele suscitar reflexões, conduzir e encerrar o Show. Os temas abordados variam de ano para ano, mas as bases em que os mesmos se assentam não são alteradas: o humor e a crítica permanecem acima de tudo.

Os responsáveis pela encenação dos quadros do espetáculo são os próprios acadêmicos de medicina. Assim, com 54 anos de existência, os “esqueletos” são hoje milhares e dentre eles estão renomados médicos e profissionais, que também atuam nos bastidores da peça. De uma forma geral, o Show do Esqueleto é um evento com garantia de plateia e crítica. Suas despesas são inteiramente cobertas por doações de patrocinadores (e até pessoas físicas), que veem no público e na grandiosidade do evento boa campanha de divulgação de suas marcas.

 

Show do Esqueleto UFG

Quando: dia 24 de junho às 20h

Onde: Teatro Rio Vermelho – Centro de Convenções de Goiânia

Valores: R$ 25,00

Pontos de venda: Tribo do Açaí, Tio Bákinas (Praça do WR), Ambiente, Vivace Escola, Curso Trívia, Açaí do Dinâmico

Mais informações no Facebook do show

 

Você também pode gostar

Clube Curta Mais
Clube de vantagens e descontos exclusivos
Acesse